quinta-feira, 10 de setembro de 2009

FUTURO?...um pouco de história...


Vocês já pensaram em uma máquina que ensinasse as pessoas a nadar? É certo que muitos já pensaram nisso. E se eu dissesse que isso não é coisa de ficção científica futurista, mas peça de museu, você acreditaria?
Pois é. Falando um pouco de história do ensino da natação, estas máquinas já existiram e, graças a Deus, já foram abolidas.
Na história do ensino da natação, exitem três concepções de ensino, que foram colocadas em prática no decorrer da história e hoje se confundem no dia-a-dia dos professores e alunos.
A primeira concepção foi a concepção global.
Neste método de ensino, bastava observar os fatos e colocá-los em prática. Os professores não poderiam interferir no processo de aprendizado do aluno. Equivale ao pai que fala pro filha "_Ei garotão, hoje você vai aprender a nadar!" e jogava o filho no rio. Tenho certeza que vocês conhecem muita gente que aprendeu a nadar desta forma!
Depois veio a concepção analítica, que tinha muito apego aos movimentos e à sua sequência. Primeiro se aprendiam os movimentos fora da água e depois eles eram aplicados no meio aquático, utilizando máquinas e equipamentos para isso. O professor era o responsável em comandar as ações dos alunos.
Aqui surgiram equipamentos que "ensinavam" o modo correto de nadar, como as imagens abaixo.






Como terceira concepção, veio a sintética, que tem como conceitos, a aprendizagem na água e pela água, a evolução da teoria e da prática através da ciência, da técnica e da experimentação e com o professor com responsável pelo quê e como ensinar ao aluno.
No nosso dia-a-dia vivenciamos as três concepções seja em dias diferentes, ou até, na mesma aula.
Pense nisso!
Até mais.

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