Blog voltado para professores e estudantes de educação física e a todos os amantes da natação que se interessam em técnica de nado, aperfeiçoamento de estilos e motivação e diferenciação em aulas de natação.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
CURSO...
quarta-feira, 26 de maio de 2010
SNORKEL...
quarta-feira, 19 de maio de 2010
QUER QUE EU DESENHE?...
terça-feira, 18 de maio de 2010
MUDE SUA VIDA...VEJA AS DICAS DO COACHING
PROFESSOR NA ÁGUA...É TUDO DE BOM!
sexta-feira, 14 de maio de 2010
CALDEIRÃO DE CHOCOLATE...braçada de peito
CURSO...
quinta-feira, 13 de maio de 2010
CLUBE DO NADADOR.COM.BR...
Hoje descobri um novo site sobre natação, se chama CLUBE DO NADADOR. Lá podemos encontrar fotos, crônicas, notícias e produtos voltados para o nosso esporte e, fuçando um pouquinho, achei este artigo bem legal, escrito por Fabio Vinicius, vale a pena ler.
1 - Atividade física - Todos os estudos até hoje apresentados dizem que a natação é o esporte mais completo que existe. Tal valor é incalculável desde as mais tenras idades para o resto de suas vidas.
2 - Auto-confiança - A prática dá ao jovem nadador a condição de enfrentar o desafio melhorando sua auto-estima.
3 - Disciplina - Não existe boa técnica de estilo sem disciplina. Não há bom treinamento sem estrutura e isso é básico. Melhor do que a disciplina do trabalho é a auto-disciplina.
4 - Trabalho de equipe - Natação é impossível se pensar como um "esporte individual". É muito difícil e duro para encarar assim. Os seus companheiros de treinamento lhe motivam, lideram, seguem e contribuem diariamente com você, isso faz ficar mais fácil.
5 - Espírito esportivo - Uma das chaves mais importantes no esporte é essa. Bons treinadores ensinam seus atletas a competir com pessoas e não contra pessoas.
6 - Ética no trabalho - Não existe esporte que requeira mais esforço físico do que natação. Os atletas ao longo de suas carreiras aprendem que os seus próprios esforços irão refletir nos seus próprios resultados.
7 - Recompensa a longo prazo - Não tem coisa que doa mais mas como se aprende em natação. O que você faz no treino de hoje, na semana, no ano, irá se refletir lá na frente no seu maior objetivo. Nadadores aprendem a aceitar que os resultados levam tempo para se desenvolver.
8 - Aprender a utilizar o seu tempo - Nadadores são conhecidos como os atletas de melhores notas na escola. Porquê? A resposta é que devido ao grande tempo dispendido em treinamentos não sobra muito tempo para os alunos que acabam administrando este tempo de forma adequada para os resultados escolares.
9 - Dedicação - Nadadores aprendem que não podem fazer todas as coisas ao mesmo tempo, mas aprendem também que com a dedicação ao esporte conseguirão resultados mais a frente. Isto também pode ser chamado de concentração ou objetivos.
10 - Habilidade - O meio aquático é um meio diferente do nosso natural meio de vida. Por conta disso, nadadores aprendem a desenvolver extrema atenção na melhora da técnica e sensibilidade, isso os fará nadar mais rápido. São pequenos detalhes que são levados para o resto da vida.
11 - Amizade e respeito - Você talvez não "ame"os seus companheiros de treino todos os momentos. Mas você aprende a respeitá-los, especialmente pelo esforço durante o programa. Você também leva do esporte amizades que valerão para o resto de suas vidas.
12 - Traçar metas - Nadadores desde cedo aprendem a medir seu sucesso e como traçar novos objetivos para motivar-se a si mesmos.
13 - Igualdade entre os sexos - Isso você aprende no treinamento e vê que uma mulher é capaz de suportar qualquer programa de treinamento muitas vezes até a frente de muitos homens.
14 - Apreciar a ajuda do seu grupo de apoio - Seus pais o colocam e o mantém na natação. Treinadores ajudam a inspirar você. Seus companheiros dividem o duro trabalho diário. Tudo isso você leva para o resto de sua carreira.
15 - Coragem - Cada nadador quer ser um herói dentro da sua raia, e isso todos os dias. Todos os dias eles tem a oportunidade de mostrar sua coragem nos treinamentos. Coragem é um elemento a ser desenvolvido e a natação faz isso muito bem.
16 - Compaixão - Todos nadadores estão sujeitos ao fracasso. Quem é nadador sabe como é se sentir após um resultado não muito esperado. Eles aprendem a superar isso e como é bom receber o apoio dos companheiros. Nesta hora eles conseguem se levantar para seguir para novas metas.
Para quem quiser conhecer o site, clique aqui
quarta-feira, 12 de maio de 2010
PREMIO TOP BLOG 2010...
ATESTADOS MÉDICOS PARA ESPORTES SERÃO MAIS EXIGENTES...
segunda-feira, 10 de maio de 2010
ONG BRAÇADAS PELA DIGNIDADE...
AUTO-DISCIPLINA...
Tenho escrito sobre coisa, que aparentemente não tem nada a ver com natação, porém este blog tem como objetivo atingir profissionais de natação e, portanto, assuntos que nos ajudem a ser professores melhores ou pessoas melhores, também tem seu espaço neste blog.
Recebi esta mensagem por e-mail e achei interessante, por isso, compartilho.
Os elementos necessários para desenvolver a auto-disciplina são: motivação, objetivos, auto-controle e persistência. Ter disciplina não é um dom. É algo que se aprende e aprimora.
Como é o processo para o auto disciplinamento?
1-Acabe com as desculpas.
Cada vez que você atribui seus problemas a outrem, você abre mão de seu único poder: o poder sobre você mesmo. Pense em como VOCÊ irá evoluir e crescer.
2-Comece devagar.
Estabeleça metas modestas. Quando estiver bem treinado exija mais de si mesmo. Mirar alto é bom e é necessário. Mas, o sucesso é a soma de pequenos passos.
3-Não há exceções.
Quando começamos a fazer exceções, elas se tornam a nova regra e os seus objetivos começam a ser desvirtuados. Por isso é preciso começar aos poucos, com coisas que você seja efetivamente capaz de fazer.
4-Não se considere um mártir.
O fato de você ter optado por ser uma pessoa disciplinada - e portanto vencedora - não significa que, a partir de agora, você irá exigir que todos ao seu redor vivam pelos seus novos parâmetros. Também não significa que você irá cumprir as tarefas como se fossem uma cruz que carrega.
Afinal, se você mantiver os olhos no horizonte, verá sempre a meta que tem à frente. E a disciplina diária será apenas um hábito que incorporou, para chegar a essa meta.
Portanto, faça um favor a si e aos que vivem com você : FAÇA DA ALEGRIA UMA NOVA DISCIPLINA!
Adaptação do artigo da psicóloga Kátia Cristina Horpaczky
Natação no Globoesporte.com...
OLha a natação ganhando mais espaço na mídia...
‘Tem horas que a voz não sai’, conta o locutor de vitórias históricas do Brasil
Magno Simões recorda com carinho momentos importantes da natação
Por Lydia GismondiSantos, SP
(Foto: Lydia Gismondi/Globoesporte.com)
A voz grave e firme, algumas vezes, falhou. Mas por um bom motivo, explica o locutor oficial da natação brasileira, Magno Simões. Nos últimos oito anos dedicados ao trabalho à beira das piscinas, ele viu de perto momentos históricos do país na modalidade. Os anúncios das sete medalhas de ouro de Thiago Pereira no Pan Rio 2007 e o recorde mundial de Cesar Cielo no Open de Natação, no ano passado, são algumas das lembranças que guarda com carinho na memória.
- Eu me emociono com esses meninos o tempo todo. Tem horas que a voz não quer sair. A gente tem de colocar a emoção de lado e ser profissional. Mas, às vezes, é impossível. Não tem jeito – explica Magno , durante uma pausa no Troféu Maria Lenk, que está sendo disputado em Santos nesta semana.
Desde que iniciou a carreira, em 1990, o locutor trabalhou com vários esportes, como motocross, triatlo e corrida de rua. Mas foi com a natação que começou a ter um envolvimento mais forte. Há oito anos, é dele a voz que anuncia todos os vencedores das competições realizadas no Brasil.
- Na verdade, a nossa participação na natação é muito emocional. Nesses oito anos, vi surgir Thiago Pereira, Cielo, Felipe França... é muito emocionante acompanhar o desenvolvimento da natação brasileira. E a gente se sente fazendo parte dessas conquistas, na medida em que anuncia os recordes, as premiações - conta.
Nos últimos três anos, Simões fez a locução das sete medalhas de ouro de Thiago Pereira nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e dos recordes mundiais de Felipe França e Cesar Cielo, em 2009. Em cada uma das ocasiões, deu um jeitinho para que os momentos se tornassem ainda mais especiais.
- A sensação de anunciar um recorde mundial é muito boa. Como eu tenho a incumbência de fazer a trilha sonora das competições também, procuro sempre uma música que motive os atletas. Quando Cielo bateu a marca, a gente usou uma música que ele ouvia antes de entrar nas provas. Ela fazia parte da história dele e foi usada na comemoração. Coisas assim são muito gratificantes – diz Magno, referindo-se à música de abertura da série “The Contender”.
O fato de se envolver emocionalmente com a competição, porém, já foi um problema para Magno. No Pan de 2007, levou alguns puxões de orelha por não conseguir disfarçar o seu entusiasmo com a natação brasileira.
- Tinha uma americana que controlava toda essa parte de locução. Várias vezes ela me chamou a atenção. Ela dizia que, quando eu anunciava o Canadá e os Estados Unidos, falava de uma forma contida. Mas, na hora do Brasil, explodia. Ela ficava zangada comigo, diz que aquilo não era correto e pedia para eu não falar com emoção – conta Magno, que agora sonha com a chance de anunciar um brasileiro no lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
para ler a reportagem no site original, clique aqui