quinta-feira, 27 de maio de 2010

CURSO...

O tradicional Encontro Internacional Esporte e Atividade Física organizado pelo Instituto Phorte Educação reúne todos os anos profissionais de diversas áreas com o intuito de difundir o conhecimento científico.

Serão ministrados diversos cursos que proporcionarão ao espectador o contato com novas informações sobre a área de atuação.

Os palestrantes são profissionais renomados da área da Saúde, Educação, Educação Física, Gestão de Pessoas entre outros.
Maiores informações, clique aqui

quarta-feira, 26 de maio de 2010

SNORKEL...


Recebi um email de um leitor que pediu uma postagem sobre o uso de Snorkel. Prometi alguns vídeos que eu ria fazer com a minha criançada, mas ainda não deu tempo. Para não demorar demais, vou colocar alguns exercícios aqui.
Basicamente, o snorkel serve para fixar a cabeça e eliminar os movimentos de respiração, fazendo com que o nado seja mais equilibrado e seja possível assim, uma correção melhor, pois, em alguns estilos, o nadador pode ver o movimento dos braços e assim corrigi-los.
Utilizo o snorkel apenas para técnica de nado, ou seja, em séries de baixa intensidade, embora possam e devam ser utilizados em séries de alta intensidade como velocidade, por exemplo.
Adoro utilizar o snorkel em séries de perna, pois deixa o corpo numa posição de "flecha" ou "stream line" muito boa. Nisto, eu utilizo bastante.
Lembrando que o snorkel utilizado na natação não é o mesmo que o utilizado no mergulho. O nosso é igual à imagem do topo da postagem, ou seja, um snorkel frontal, preso com uma tira à cabeça.
Abaixo vou colocar uma lista de séries com utilização de snorkel,
- séries de perna sem prancha com o corpo em stream line;
- nadando crawl com atenção à braçada e à rotação do corpo;
- nadando borboleta, com atenção à finalização da braçada;
- perna vertical com snorkel, para quem não conseguir manter o corpo fora da água;
- série de palmateio com palmar e snorkel.
Exemplos:
- 20x25 perna peito stream line com snorkel a cada (40)
- 10x50 nado crawl com rotação - baixa intensidade - a cada (60)
- 3x4x25 nado borbo com snorkel - a cada - (45)
- 4x45"x15" perna vertical de peito
- 12x25 palmateio frontal com snorkel

Acho que é só. Assim que possível, vou colocar alguns vídeos com séries de snorkel.
Até mais.


quarta-feira, 19 de maio de 2010

QUER QUE EU DESENHE?...

Porque não? A foto abaixo é da minha explicação de ontem sobre resistência da água e porque eu insisto tanto em que eles nadem com a cabeça baixa no costas. Os símbolos são para mostrar que tem uma razão para o casco de um navio ser em "V" e não quadrado, etc.
São dois nadadores sobrepostos, um na posição correta (em branco) e outro na posição errada, com a cabeça alta e o quadril fundo (somente as linhas). As riscas horizontais é a resistência da água, mostrando que quanto mais fundo o quadril, mais "risquinhos" de resistência existirão.
O desenho está numa coluna que sustenta o teto da piscina, o que mostra que não há desculpas do tipo "eu não tenho lousa, etc...". Temos que tentar atingir o aluno e sua atenção por todos os meios possíveis e imagináveis.
Se deu certo? Ontem deu, vamos ver se eles ainda se lembram da aula, hoje!
Até mais.

terça-feira, 18 de maio de 2010

MUDE SUA VIDA...VEJA AS DICAS DO COACHING


MATÉRIA DO G1

Villella da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, é um dos mais famosos coaches do Brasil, com centenas de horas de experiência em treinamento de empresas e profissionais liberais. Ele destaca os seguintes passos para mudar de vida:

Estabeleça metas
“Tenha uma extraordinária expectativa com relação ao futuro, além de uma definição de metas claras que te inspirem a viver. Uma grande expectativa eleva o grau de energia que iremos despender nas ações. Mais de 97% das pessoas não possuem suas metas por escrito e definições de datas a serem conquistadas”, diz Villella.

Esqueça o passado
Seu passado não pode interferir nas conquistas futuras. Elimine as desculpas para não entrar em ação ou não conseguir resultados. Justificativas do tipo ‘sou muito velho’, ‘sou muito novo’, ‘não tenho dinheiro suficiente’ ou ‘não tenho tempo’ são frases que lhe fazem continuar no mesmo lugar onde está, a chamada zona de conforto. “Vencedores encaram o mundo de frente e sobrepõem as barreiras para ir em busca do objetivo desejado”, afirma o coach.

A responsabilidade é sua
Assuma total e irrestrita responsabilidade por tudo que acontece em sua vida. Muitas pessoas desejam, sinceramente, obter maior resultado nos relacionamentos, na vida profissional e financeira, mas não conseguem se sentir felizes nessas áreas simplesmente porque justificam as derrotas com fatores externos”, explica ele.

Planeje seus próximos cinco anos
“Entre em ação todos os dias focado em obter os resultados planejados. A maioria das pessoas superestima o que pode fazer em um ano, mas subestima o que pode fazer em cinco. Exatamente TODAS as pessoas, em cinco anos, podem transformar suas vidas completamente. Basta ter planejamento, ação e foco, assegura Villella.

Aprenda
“Invista em conhecimento. Existe uma grande diferença entre trabalho duro e trabalho inteligente. Há pessoas que desejam vencer e trabalham arduamente para suas conquistas. Outros, mais preparados e dotados de conhecimento, descobrem caminhos e rotas mais rápidas para sua vida e se tornam vencedores. Conhecimento é o grande potencial competitivo da atualidade. Muita gente investe em MBAs ou pós, porém, o que faz mesmo a diferença é possuir técnicas de controle e estratégias mentais, técnicas efetivas de comunicação, técnicas de planejamento e organização do tempo, que são instrumentos fundamentais para o sucesso de qualquer pessoa”, garante ele

Para ler a matéria na origem, clique aqui

PROFESSOR NA ÁGUA...É TUDO DE BOM!


Hoje entrei na água com meus alunos. Não é sempre que faço isso, já que trabalho com os alunos que já sabem nadar um pouco, então quando isso acontece, parece que a aula rende mais. Não são só as crianças que gostam disso, os adultos também adoram. Eles gostam de ver o professor ao lado deles, falando mais perto, encostando, corrigindo e...demonstrando. Claro que o professor tem que saber o que está fazendo, porque se é para mostrar errado, é melhor dar uma desculpa e mudar de assunto!
Portanto, entrar na água em aulas que os alunos já saibam nadar também é uma estratégia de motivação! Fui específico em falar em aulas que os alunos saibam nadar, porque em aulas de iniciação, no meu modo de ver, professor na água é obrigação, fundamental, não tem o que discutir!
Voltando ao assunto, nossa presença dentro da piscina alegra mais o ambiente, diminui muito a distância que separa o professor do aluno, o que sabe, do que não sabe. Torna a aula mais próxima, íntima até (cuidado com isso!) e o ambiente mais agradável, mas como tudo o que é demais enjoa, faça desta estratégia uma coisa esporádica, para ocasiões especiais ou, melhor ainda, para os dias em que seus alunos NÃO ESTEJAM ESPERANDO, os resultados serão muito bons!
Até mais.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

CALDEIRÃO DE CHOCOLATE...braçada de peito


Venho pensando muito em como falar aos meus atletas sobre técnica de nado e como eles devem fazer para corrigir os erros. Sabemos que as pessoas aprendem, basicamente de 3 maneiras: ouvindo, vendo ou sentindo.
Quanto mais eu penso nisso, mais eu lembro de um grande professor e técnico de natação, Prof. Fabio Massaini, que certa vez me ensinou algumas técnicas para ensinar às crianças alguns estilos. Uma delas foi para ensinar a braçada de peito. Certo que funciona mais com crianças do que com adolescentes ou adultos, mas sempre é bom tentar.
A técnica do caldeirão de chocolate.
Certa vez, com dificuldades para ensinar a braçada de peito, meu amigo Binho (Prof. Fabio Massaini) me mostrou como falar com as crianças sobre a braçada de peito: A braçada é como comer chocolate de um caldeirão. Você raspa as bordas do caldeirão com as mãos, come o chocolate e depois vai buscar mais chocolate. Simples e direto: a criança faz um grande círculo com os braços e as mãos (raspando as bordas do caldeirão), faz a finalização da braçada em baixo do queixo (come o chocolate) e leva os braços à frente para a nova pegada (vai buscar mais chocolate). Genial!
Eu adoro esta técnica e ainda hoje utilizo nas minhas aulas. Experimentem, pelo menos é divertido!
Alguém mais teria exemplos assim para dividir com a gente?
Até mais.

CURSO...



Prova: VIII Congresso Aquático de São Paulo
Data: De 12/06/2010 à 13/06/2010
Local: São Paulo/SP - Academia Progress

Programação:

Professora Juliana Mazzola - 12/06/2010 - 14h até 18h
Programa Power Pool - Body Systems - Coreógrafa; Prof. de Hidroginástica a Cia. Athlética.
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL: Academia Montcada Aqua (Barcelona)
- Prof. Hidroginástica; Academia Gimbe, Manresa/Espanha)
- Prof. de hidroginástica.
ATUAÇÃO COMO PALESTRANTE: Desde 2003 em Cursos de Hidroginástica na Fitness Brasil
- TEMAS: Hidrojump; Hidroginástica Coreografada

Professor Marcos Aredes (Kito) - 13/06/2010 - 8h até 12h
- Professor Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP Professor de Grandes
- Academias de São Paulo como: Fórmula, 4 Fit, Máster, Treinador da Body Systems Power Pool.
- Palestrante em diversas Universidades do Brasil.
TEMAS: Hidroginástica Funcional; Movimentos Isolados e Integrados na Hidroginástica.

Prof. Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) - 13/06/2010 - 14h até 18h
- Professor Especialista Tiago Aquino (Paçoca);
- Especialização Em Educação Física Escolar - UNIFMU,
- Docente na Uniban nas disciplinas de Atividades Aquáticas e Recreação;
- Técnico de natação do Clube Espéria, Professor de Pós-Graduação da UniFmu;
- Palestrante do ENAF
TEMAS: Natação Temática para adulto e infantil / Músicalidade nas aulas de Natação.

CURSOS TEÓRICOS E PRÁTICOS: TRAZER SUNGA E MAIÔ

CERTIFICADO PARA 12 HORAS COMPLEMENTARES
Valores:
Até dia 15/05: R$ 110,00
Até dia 31/05: R$ 120,00
Até dia 09/06: R$ 130,00

Para fazer a inscrição, clique aqui

quinta-feira, 13 de maio de 2010

CLUBE DO NADADOR.COM.BR...


Hoje descobri um novo site sobre natação, se chama CLUBE DO NADADOR. Lá podemos encontrar fotos, crônicas, notícias e produtos voltados para o nosso esporte e, fuçando um pouquinho, achei este artigo bem legal, escrito por Fabio Vinicius, vale a pena ler.


1 - Atividade física - Todos os estudos até hoje apresentados dizem que a natação é o esporte mais completo que existe. Tal valor é incalculável desde as mais tenras idades para o resto de suas vidas.

2 - Auto-confiança - A prática dá ao jovem nadador a condição de enfrentar o desafio melhorando sua auto-estima.

3 - Disciplina - Não existe boa técnica de estilo sem disciplina. Não há bom treinamento sem estrutura e isso é básico. Melhor do que a disciplina do trabalho é a auto-disciplina.

4 - Trabalho de equipe - Natação é impossível se pensar como um "esporte individual". É muito difícil e duro para encarar assim. Os seus companheiros de treinamento lhe motivam, lideram, seguem e contribuem diariamente com você, isso faz ficar mais fácil.

5 - Espírito esportivo - Uma das chaves mais importantes no esporte é essa. Bons treinadores ensinam seus atletas a competir com pessoas e não contra pessoas.

6 - Ética no trabalho - Não existe esporte que requeira mais esforço físico do que natação. Os atletas ao longo de suas carreiras aprendem que os seus próprios esforços irão refletir nos seus próprios resultados.

7 - Recompensa a longo prazo - Não tem coisa que doa mais mas como se aprende em natação. O que você faz no treino de hoje, na semana, no ano, irá se refletir lá na frente no seu maior objetivo. Nadadores aprendem a aceitar que os resultados levam tempo para se desenvolver.

8 - Aprender a utilizar o seu tempo - Nadadores são conhecidos como os atletas de melhores notas na escola. Porquê? A resposta é que devido ao grande tempo dispendido em treinamentos não sobra muito tempo para os alunos que acabam administrando este tempo de forma adequada para os resultados escolares.

9 - Dedicação - Nadadores aprendem que não podem fazer todas as coisas ao mesmo tempo, mas aprendem também que com a dedicação ao esporte conseguirão resultados mais a frente. Isto também pode ser chamado de concentração ou objetivos.

10 - Habilidade - O meio aquático é um meio diferente do nosso natural meio de vida. Por conta disso, nadadores aprendem a desenvolver extrema atenção na melhora da técnica e sensibilidade, isso os fará nadar mais rápido. São pequenos detalhes que são levados para o resto da vida.

11 - Amizade e respeito - Você talvez não "ame"os seus companheiros de treino todos os momentos. Mas você aprende a respeitá-los, especialmente pelo esforço durante o programa. Você também leva do esporte amizades que valerão para o resto de suas vidas.

12 - Traçar metas - Nadadores desde cedo aprendem a medir seu sucesso e como traçar novos objetivos para motivar-se a si mesmos.

13 - Igualdade entre os sexos - Isso você aprende no treinamento e vê que uma mulher é capaz de suportar qualquer programa de treinamento muitas vezes até a frente de muitos homens.

14 - Apreciar a ajuda do seu grupo de apoio - Seus pais o colocam e o mantém na natação. Treinadores ajudam a inspirar você. Seus companheiros dividem o duro trabalho diário. Tudo isso você leva para o resto de sua carreira.

15 - Coragem - Cada nadador quer ser um herói dentro da sua raia, e isso todos os dias. Todos os dias eles tem a oportunidade de mostrar sua coragem nos treinamentos. Coragem é um elemento a ser desenvolvido e a natação faz isso muito bem.

16 - Compaixão - Todos nadadores estão sujeitos ao fracasso. Quem é nadador sabe como é se sentir após um resultado não muito esperado. Eles aprendem a superar isso e como é bom receber o apoio dos companheiros. Nesta hora eles conseguem se levantar para seguir para novas metas.


Para quem quiser conhecer o site, clique aqui

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PREMIO TOP BLOG 2010...


É isso aí pessoal, o selo do blog TÉCNICA DE NADO já foi validado e já está pronto para ser inundado pelos seus votos, é só clicar na imagem ao lado e votar!
Abraços a todos.

Prof. Rogerio Mixirica Nocentini

ATESTADOS MÉDICOS PARA ESPORTES SERÃO MAIS EXIGENTES...


Uma excelente notícia para a nossa área, saiu em reportagem na Folha de São Paulo - "Folha Saúde" de 11 de maio, sob o título "Atestado para esportes será mais exigente", assinado por Julliane Silveira.
Segundo a reportagem, a partir de agosto, os atestados exigidos para a prática de esportes em academias, clubes e competições deverão incluir informações sobre o tipo e a intensidade dos exercícios permitidos e explicitar quais as limitações das pessoas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, estes atestados deverão diminuir muito os índices de problemas na atividade física.
Uma notícia muito boa para nós, que estamos expostos frente aos atestados ridículos, quando não falsos, que os alunos nos apresentam porque afinal de contas, a culpa sempre cai no colo do professor, que na maioria das vezes não tinha conhecimento de algum problema com o aluno e estava baseando seu treino num atestado que liberou o aluno para a atividade fisica.
É uma reportagem muito interessante que aborda outros problemas com relação ao tema.
Para quem quiser ler a reportagem na íntegra, CLIQUE AQUI.
Até mais.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

ONG BRAÇADAS PELA DIGNIDADE...


Há alguns dias, recebi um convite para entrar na comunidade "Braçadas pela Dignidade". Uma ONG do Rio de Janeiro que utiliza a natação para melhorar a vida de várias pessoas. Como não conhecia a ONG, pedi mais informações e, hoje recebi esta resposta:


Rogério Boa Tarde, o trabalho inicial começou em março de 2001, em uma piscina abandonada de uma Escola Pública aqui de Nova Iguaçu-RJ, sendo que em 13/10/2006, esse trabalho teve uma reportagem, no Jornal Nacional, Sportv e RJTV(Jornal Local), então aumentou a responsabilidade, pois na rua as pessoas me abordavam e falavam agora vai ser fácil, conseguir patrocínio, na verdade então procurei a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e me constitui Juridicamente, mais aí começou um dilema em MARÇO/2007, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, fez intervenção junto a mesma para obras, fato que foi aceito por nós, pos a piscina funcionava precariamente, cheios de problemas, então fechamos,então se tornou Público, Denuncie o descaso do Governo do Estado em nova reportagem no RJTV, 1ª EDIÇÃO, onde teve o titulo de ESPERANÇA ABANDONADA, depois mandei 70 email, um para cada Deputado Estadual do Rio de Janeiro e não Satisfeito fiz denuncia na COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA LEGISLÁTIVA(ALERJ), então finalmente em Agosto de 2008, as obras foram concluídas, estive em Brasília no 1º Seminário da Lei de incentivo ao Esporte, fiz projeto para captação de Recurso, mais infelizmente não pude prosseguir, afinal de contas depois de constituído não consegui voltar para a mesma, acho que foi por causa da BURROCRACIA DO ESTADO, e todo esse trabalho foi destruído.
Veja nas postagens antigas sobre meu trabalho e o Vídeo BRAÇADAS PELA DIGNIDADE, mais existe um ditado que Deus nunca fecha uma porta ele abre milhares, foi quando a PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU(CRIOU O BAIRRO ESCOLA), programa de ampliação ao atendimento escolar- HORÁRIO INTEGRAL com parcerias, hoje sou Estudante de Educação Física (5º Período), e trabalhando dentro do projeto BAIRRO ESCOLA, descobri que o clube onde funcionava a natação do projeto9ESPORTE CLUBE MIGUEL COUTO), dispunha de horário na parte da noite, então fui ao seu presidente e fizemos uma parceria entre o Clube e a ONG(NASCENDO ASSIM A EQUIPE ESPORTE CLUBE MIGUEL COUTO/ONG BRAÇADAS PELA DIGNIDADE), onde ampliamos o atendimento das Crianças e Adolescente e Jovens Adultos(18 à 29 Anos), para concurso Público, sem ônus financeiro para os mesmo, então Rogério essa é nossa luta, a natação de Transformação Social, este ano devo estar enviando projeto para Brasília, para captação de Recursos, sempre falo dinheiro Tem e muito, tanto é que os Políticos estão guardando na Meia e na Cueca, no mais o blog seve para divulgar o Trabalho com a Natação, não só o meu mais de todos nós amantes deste esporte, use o blog ele é seu também, Abraços Gilsinei de Jesus Freitas(PRES. DA ONG ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS AQUÁTICOS BRAÇADAS PELA DIGNIDADE).

Iniciativas como esta, são muito importantes e extremamente necessárias. Quero parabenizar o Prof. Gilsinei de Jesus Freitas pelo trabalho com as crianças do Rio de Janeiro e dizer que o blog está à disposição da ONG para a divulgação de eventos e campanhas. Precisando, é só chamar.
Abraços a todos os professores, ajudantes, membros e, principalmente aos nadadores e nadadoras, quem sabe não ouviremos falar de alguns nadadores desta equipe no futuro, hem?
Para quem quer conhecer a ONG e o blog, clique aqui

AUTO-DISCIPLINA...


Tenho escrito sobre coisa, que aparentemente não tem nada a ver com natação, porém este blog tem como objetivo atingir profissionais de natação e, portanto, assuntos que nos ajudem a ser professores melhores ou pessoas melhores, também tem seu espaço neste blog.

Recebi esta mensagem por e-mail e achei interessante, por isso, compartilho.



Os elementos necessários para desenvolver a auto-disciplina são: motivação, objetivos, auto-controle e persistência. Ter disciplina não é um dom. É algo que se aprende e aprimora.

Como é o processo para o auto disciplinamento?


1-Acabe com as desculpas.
Cada vez que você atribui seus problemas a outrem, você abre mão de seu único poder: o poder sobre você mesmo. Pense em como VOCÊ irá evoluir e crescer.


2-Comece devagar.
Estabeleça metas modestas. Quando estiver bem treinado exija mais de si mesmo. Mirar alto é bom e é necessário. Mas, o sucesso é a soma de pequenos passos.


3-Não há exceções.
Quando começamos a fazer exceções, elas se tornam a nova regra e os seus objetivos começam a ser desvirtuados. Por isso é preciso começar aos poucos, com coisas que você seja efetivamente capaz de fazer.


4-Não se considere um mártir.
O fato de você ter optado por ser uma pessoa disciplinada - e portanto vencedora - não significa que, a partir de agora, você irá exigir que todos ao seu redor vivam pelos seus novos parâmetros. Também não significa que você irá cumprir as tarefas como se fossem uma cruz que carrega.

Afinal, se você mantiver os olhos no horizonte, verá sempre a meta que tem à frente. E a disciplina diária será apenas um hábito que incorporou, para chegar a essa meta.

Portanto, faça um favor a si e aos que vivem com você :
FAÇA DA ALEGRIA UMA NOVA DISCIPLINA!

Adaptação do artigo da psicóloga Kátia Cristina Horpaczky

Natação no Globoesporte.com...

OLha a natação ganhando mais espaço na mídia...


‘Tem horas que a voz não sai’, conta o locutor de vitórias históricas do Brasil

Magno Simões recorda com carinho momentos importantes da natação

Por Lydia GismondiSantos, SP

Locutor Magno Simões no Troféu Maria LenkO locutor Magno Simões no Troféu Maria Lenk
(Foto: Lydia Gismondi/Globoesporte.com)

A voz grave e firme, algumas vezes, falhou. Mas por um bom motivo, explica o locutor oficial da natação brasileira, Magno Simões. Nos últimos oito anos dedicados ao trabalho à beira das piscinas, ele viu de perto momentos históricos do país na modalidade. Os anúncios das sete medalhas de ouro de Thiago Pereira no Pan Rio 2007 e o recorde mundial de Cesar Cielo no Open de Natação, no ano passado, são algumas das lembranças que guarda com carinho na memória.

- Eu me emociono com esses meninos o tempo todo. Tem horas que a voz não quer sair. A gente tem de colocar a emoção de lado e ser profissional. Mas, às vezes, é impossível. Não tem jeito – explica Magno , durante uma pausa no Troféu Maria Lenk, que está sendo disputado em Santos nesta semana.

Desde que iniciou a carreira, em 1990, o locutor trabalhou com vários esportes, como motocross, triatlo e corrida de rua. Mas foi com a natação que começou a ter um envolvimento mais forte. Há oito anos, é dele a voz que anuncia todos os vencedores das competições realizadas no Brasil.

- Na verdade, a nossa participação na natação é muito emocional. Nesses oito anos, vi surgir Thiago Pereira, Cielo, Felipe França... é muito emocionante acompanhar o desenvolvimento da natação brasileira. E a gente se sente fazendo parte dessas conquistas, na medida em que anuncia os recordes, as premiações - conta.

Nos últimos três anos, Simões fez a locução das sete medalhas de ouro de Thiago Pereira nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e dos recordes mundiais de Felipe França e Cesar Cielo, em 2009. Em cada uma das ocasiões, deu um jeitinho para que os momentos se tornassem ainda mais especiais.

- A sensação de anunciar um recorde mundial é muito boa. Como eu tenho a incumbência de fazer a trilha sonora das competições também, procuro sempre uma música que motive os atletas. Quando Cielo bateu a marca, a gente usou uma música que ele ouvia antes de entrar nas provas. Ela fazia parte da história dele e foi usada na comemoração. Coisas assim são muito gratificantes – diz Magno, referindo-se à música de abertura da série “The Contender”.

O fato de se envolver emocionalmente com a competição, porém, já foi um problema para Magno. No Pan de 2007, levou alguns puxões de orelha por não conseguir disfarçar o seu entusiasmo com a natação brasileira.

- Tinha uma americana que controlava toda essa parte de locução. Várias vezes ela me chamou a atenção. Ela dizia que, quando eu anunciava o Canadá e os Estados Unidos, falava de uma forma contida. Mas, na hora do Brasil, explodia. Ela ficava zangada comigo, diz que aquilo não era correto e pedia para eu não falar com emoção – conta Magno, que agora sonha com a chance de anunciar um brasileiro no lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.


para ler a reportagem no site original, clique aqui