Gosto de trabalhar melhorias técnicas com metragem baixa, ou seja, com várias repetições do exercício em curtas distâncias e intervalo curto. Acho que assim é mais proveitoso.
Muitos professores se pegam no fato de ter muito intervalo e isto não proporcionar uma melhora aeróbia no aluno ou atleta, mas isto não acontece.
Quando você fraciona a distância e dá pequenos intervalos entre elas, o aluno/atleta consegue manter a técnica boa por mais tempo, diferente do que acontece em grandes distâncias onde o aluno/atleta começa com um bom estilo e este vai se deteriorando ao longo da metragem.
É preferível, no meu modo de ver, que se mantenha um bom estilo por mais tempo do que continuar nadadno de forma errada.
Nos cursos que tenho ministrado, dou uma parte prática, onde os professores fazem vários exercícios paranda a cada 25 metros e todos saem cansados da piscina.
Faça esta experiência, se é que você já não trabalha assim: Dê aos seus alunos um dia de aula, com todos os exercícios em séries de 25 metros, variando o máximo possível, mas com um descanso extremamente curto (de dez a quinze segundos), você vai ver a diferença.
Outros pontos que me fazem gostar deste tipo de aula é que podemos enxergar todos os alunos, corrigimos mais (já que eles param a cada borda) e podemos fazer com que todos os alunos, independente do nível que se encontram, façam a mesma aula. Para os alunos mais adiantados, não damos descanso extra, para os intermediários, podemos dar um tiro de descanso a cada 3 ou 4 e para os iniciantes, podemos dar 1 tiro de descanso a cada 2 ou 3. A aula fica mais participativa e mais dinâmica.
É só, experimentem.
Até mais.