quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PARA CORRIGIR ESTILOS...

Gosto de trabalhar melhorias técnicas com metragem baixa, ou seja, com várias repetições do exercício em curtas distâncias e intervalo curto. Acho que assim é mais proveitoso. 
Muitos professores se pegam no fato de ter muito intervalo e isto não proporcionar uma melhora aeróbia no aluno ou atleta, mas isto não acontece.
Quando você fraciona a distância e dá pequenos intervalos entre elas, o aluno/atleta consegue manter a técnica boa por mais tempo, diferente do que acontece em grandes distâncias onde o aluno/atleta começa com um bom estilo e este vai se deteriorando ao longo da metragem.
É preferível, no meu modo de ver, que se mantenha um bom estilo por mais tempo do que continuar nadadno de forma errada.
Nos cursos que tenho ministrado, dou uma parte prática, onde os professores fazem vários exercícios paranda a cada 25 metros e todos saem cansados da piscina.
Faça esta experiência, se é que você já não trabalha assim: Dê aos seus alunos um dia de aula, com todos os exercícios em séries de 25 metros, variando o máximo possível, mas com um descanso extremamente curto (de dez a quinze segundos), você vai ver a diferença.
Outros pontos que me fazem gostar deste tipo de aula é que podemos enxergar todos os alunos, corrigimos mais (já que eles param a cada borda) e podemos fazer com que todos os alunos, independente do nível que se encontram, façam a mesma aula. Para os alunos mais adiantados, não damos descanso extra, para os intermediários, podemos dar um tiro de descanso a cada 3 ou 4 e para os iniciantes, podemos dar 1 tiro de descanso a cada 2 ou 3. A aula fica mais participativa e mais dinâmica.
É só, experimentem.
Até mais. 

2 comentários:

Ricardo Martins disse...

Eu faço isso com meu atleta e os resultados realmente aparecem, apenas que eu emprego pouquíssima intensidade, bem lento para executar o nado muias vezes com 15 seg. de intervalo e visando omais certo e possível, somente nos dois últimos é que a velocidade aumenta.
Parabéns pela a matéria.

Anônimo disse...

Olá, Hoje 24/10/11 comecei a malhar a quase 3 messes daqui a 9 dias tenho uma competição estou bem + forte até pq foi a primeira vez q inserir a musculação junto com treinamento nado peito + o nado está todo errado todo afobado não consigo puxar oq acho que consigo fico patinando na aguá.. oq devo fazer? paro a musculação ou se para agora sentirei +.. por ter pouco tempo? quais educativos posso ta fazendo sei que da puxar muita aguá valeu abração