quarta-feira, 6 de agosto de 2008

SOBRE O USO DE MATERIAIS


Tenho ouvido muita gente pregando o não uso de materiais (prancha, flutuadores, etc.) nas aulas de natação. Na minha opinião, o uso dos materiais é muito importante nas aulas, pelo simples fato de que quanto menos material eu tenho para trabalhar, menor será minha variação dos exercícios nas aulas.
Sempre falamos aqui em criatividade, em variação e em exercícios diferentes então, restringir o uso de materiais, na minha opinião, é ir contra tudo isso.
Claro que o que não podemos fazer é ficar DEPENDENTES dos materiais e utilizá-los sempre da mesma forma, isto também restringe a criatividade. Uma prancha não pode ser usada somente na horizontal para fazer exercícios de perna, como também o flutuador só para exercícios de braço. Posso fazer braço com prancha entre as pernas, perna com prancha na vertical, cachorrinho equilibrando a prancha na cabeça, cadeirinha sentado na prancha, “surfar” em pé na prancha se deslocando com os braços, e por aí vai.
Também como variação, posso e devo ter a “semana ou aula sem material”, isto também ativa a minha criatividade e é positivo. Também posso utilizar materiais não convencionais, como por exemplo, garrafa de refrigerante, bolinha de tênis, pedra, cano, camiseta, corda, etc.
Resumindo, quanto mais variação melhor, quanto mais material melhor, quanto maior o numero de movimentos melhor, agora, tudo com objetivo, senão é dar banho de piscina e estamos aqui para dar AULA.

Até mais.

Nenhum comentário: