USE A ABUSE DO TIME
"Combinar competências é o segredo para conseguir extrair ações inovadoras e diferenciadas das equipes", diz Henri Vahdat, diretor da área de capital humano da Delloitte. Para identificar competências, siga as seguintes idéias:
- tome um café com seus subordinados de vez em quando;
-pergunte a cada um que pontos fortes acreditam ter;
-delegue e acompanhe a execução;
-observe que tarefas são mais adequadas para cada um;
Você vai ouvir esta atitude de outras fontes, mas ela é tão importante que vale ressaltar: seja criativo, pense fora da caixa. "Ficar focado no problema não resolve nada. Sai na frente quem consegue romper com a mesmice e buscar alternativas". diz Patricia Molino, da KPMG. Faça perguntas e procure fontes alternativas. Veja como seus concorrentes resolveram o mesmo problema. Descubra os exemplos internacionais. Discuta suas idéias com alguém que entenda do assunto e verifique a validade delas.
"PERDI A OPORTUNIDADE DE SER PROMOVIDO"
"PERDI A OPORTUNIDADE DE SER PROMOVIDO"
Danilo Puchetti, 35 anos, gerente de administração de vendas da Ducoco Alimentos ficou frustrado ao ser preterido para suceder o chefe em seu emprego anterior. "Sentia que estava preparado e acreditava que seria o escolhido".
ATITUDE
Desde o primeiro momento optou por dizer ao novo chefe que queria o cargo, mas qua gostaria de ajudá-lo a conduzir o time e o negócio. "Preferi ser transparente, para não causar mal-entendido. Trabalhamos alinhados, ajudei no que foi possível e quando ele foi promovido me indicou para a vaga", diz Danilo.
UM POUCO MENOS DE EMOÇÃO
Em momentos de incerteza, as pessoas estão mais vulneráveis a expor seus sentimentos. Isto traz impactos à racionalidadee, consequentemente, piora a capacidade de decisão. Identifique e separe razão de emoção. Dosar os sentimentos é fundamental para manter-se engajado e positivo.
APRENDA TRABALHANDO
As empresas vão investir menos no desenvolvimento de funcionários este ano. Se você não quer bancar cursos caros agora, aproveite para aprender enquanto trabalha. Segundo dados da Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo, 85% do desenvolvimento das pessoas ocorre na prática. Por isso, aceite tarefas desafiadoras, peça ajuda, procure conhecer os dilemas de outras áreas e as soluções que encontraram e encare as situações como inéditas. "Admitir a sua incapacidade para lidar com certas situações é o primeiro passo para aprender", diz Claudio Garcia, da consultoria DBM.
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