terça-feira, 14 de abril de 2009

MASTER - Capacidade Aeróbica


Os aspectos da capacidade aeróbica que serão comparados nestas postagens, são o consumo de oxigênio e o limiar anaeróbio, o glicogênio muscular e o metabolismo das gorduras.


Consumo de Oxigênio e o Limiar Anaeróbio


Na maturidade, o VO2max relativo médio para as mulheres é de apenas 70% a 75% do VO2max relativo para os homens.

Embora o VO2max médio para as mulheres seja inferior ao dos homens, a superposição entre os valores para ambos é tão grande que a capacidade aeróbia de algumas mulheres em todas as equipes excederá a de alguns homens.

A diferença média entre homens e mulheres em termos de VO2max é explicada principalmente pelo porte. Os homens tendem a possuir um coração mais volumoso, maior volume sanguineo e mais hemoglobina em seu sangue. Consequentemente, podem ejetar maior volume de sangue e podem transportar mais oxigênio e outros nutrientes durante cada minuto de exercício. Também possuem maior volume pulmonar.

Curiosamente, homens e mulheres de capacidade similar utilizam a mesma quantidade de oxigênio ao nadarem em determinada velocidade. Contudo, em razão do fato de que sua capacidade máxima de consumo de oxigênio é, habitualmente, inferior à dos homens, as mulheres tendem a trabalhar mais perto de seus máximos naquela velocidade. Portanto, devemos esperar que elas se cansem mais rapidamente ao tentarem nadar na mesma velocidade que os homens com capacidade relativa semelhante.

As respostas de homens e mulheres são muito similares quando nadam nas mesmas velocidades relativas; dessa forma, elas podem trabalhar na mesma porcentagem de seu VO2max que os homens sem ficarem cansadas.

As mulheres atingem seu limiar anaeróbio nas mesmas faixas de valores de lactato sanguineo dos homens - aproximadamente 2 a 5 mmol/l. Entretanto, suas velocidades absolutas no limiar anaeróbio diferem em quase 5% das dos homens (Sharp, Vitelli, Costill & Thomas, 1984b). Isso significa uma diferença de mais ou menos 3 ou 4 segundos por 100 metros.

Nenhum comentário: