quarta-feira, 8 de abril de 2009

56 atitudes para fortalecer sua carreira (31 a 35)


Fonte: REVISTA VOCÊ S.A - FEVEREIRO 2009


31 - CAPITALIZE SEU NETWORKING

Na hora da pressão, informações sobre a empresa e o mercado ganham valor. Não espere que seu chefe dê tudo mastigado para você. Diversifique as fontes com gente fora da empresa. "Você vai agregar vicões importantes, que podem virar uma boa moeda de troca", diz o professor Joel Dutra, coordenador do programa de estudos em gestão de pessoas, da FIA.

32 - O CHEFE TEM O PODER... MAS VOCÊ ESTÁ NO COMANDO

Este ano, por causa da crise econômica, o poder está de volta `s mãos das empresas - e dos chefes. Mas, mesmo em desvantagem, você pode avaliar como as companhias em que gostaria de trabalhar se comportam. Elas demitem? Elas se esforçam para reter? Avalie quais, de fato, tratam o funcionário como "o seu maior ativo".

33 - FAÇA SEU TRABALHO APARECER

As empresas buscam (mais do que nunca) eficiência e estão de olho em seus melhores profissionais. Mas cuidado, tem gente que confunde marketing pessoal com exibicionismo. Siga essas dicas para vender o seu peixe:

- Apresente suas realizações com informações, clareza e objetividade.

- Só mostre trabalhos completos, para não causar uma primeira impressão errada.

- Comunique-se com seu chefe. É ele quem precisa estar ciente do seu trabalho.

- Coloque-se à disposição para assumir tarefas complexas.

34 - ESCOLHA OS MELHORES

A perda de um talento produz efeitos graves. "A saída de um profissional-chave da empresa pode ser onerosa e significar a té a perda de negócios importantes", diz diz Henri Vahdat, diretor da área de capital humano da Deloitte. Se você é gestor, identifique quem são as pessoas imprescindíveis e cuide bem delas.

35 - CRIE UMA BLINDAGEM ANTI-PESSIMISMO

Ok, a crise está aí, mas não fique pensando exclusivamente nela. Além de tirar a concentração, isto aumenta o pessimismo. "Focar apenas no agora pode criar expectativas ruins e levar os profissionais a tomar atitudes derrotistas e conservadoras", diz Henri Vahdat, diretor da área de capital humano da Deloitte. A atitude negativa limita seu raciocínio e prejudica seu desempenho. Para manter-se otimista e focado, pense nas perspectivas de médio e longo prazos.

Nenhum comentário: