quarta-feira, 22 de abril de 2009

ORIENTAÇÕES PARA A PROPULSÃO NA NATAÇÃO...


Às vezes, as informações que obtemos são muito técnicas (mesmo aqui no blog) e fica difícil passar para o aluno de uma forma que ele entenda. A seguir, listo algumas orientações importantes para a propulsão na natação, escritas de forma mais simples e acessível aos alunos.
1 - Sempre espere que seus cotovelos estejam acima das suas mãos para aplicar força - O erro mais comum que os principiantes cometem é tentar dominar a água no início da parte submersa da braçada. Eles tentam aplicar força enquanto seus braços estão voltados para baixo, dentro d'água. O primeiro terço de qualquer braçadadeve ser uma busca suave para o agarre, o qual não deve ser efetuado até que os antebraços estejam voltados para baixo, contra a água, e isso não ocorre até que os cotovelos do nadador estejam acima de suas mãos.
2 - Sempre dê as braçadas em direções diagonais - Os nadadores nunca deverão empurrar seus braços diretamente para trás, ao contrário, eles deverão sempre fazer movimentos diagonais.
3 - Sempre incline ligeiramente as mãos na direção em que elas estão se movimentando - O ângulo de ataque correto pode ser aproximado para determinada varredura se as palmas do nadador estiverem ligeiramente inclinadas na direção em que estão se deslocando. Entretanto, raramente deverão estar inclinadas em mais de 45º nesta direção. As palmas não devem ser utilizadas como remos para empurrar a água para trás.
4 - Devem ocorrer duas ou mais mudanças principais de direção durante a fase submersa de qualquer braçada - Os nadadores não devem tentar empurrar suas palmas diretamente para trás desde o início até o final da parte submersa da braçada.
5 - As velocidades das mãos devem acelerar gradualmente desde o agarre até o final da parte submersa de qualquer braçada. - Um modo simples de ensinar o conceito de aceleração consiste em fazer com que os nadadores aumentem gradualmente a velocidade de suas mãos desde o agarre até o final da parte submersa de uma braçada. A movimentação dentro destes princípios naturalmente resultará em pulsos (aceleração até um ponto e diminuição para transição, seguida de nova aceleração), quando as mãos dos nadadores mudam de direção durante as várias fases da parte submersa das suas braçadas. Além disso, esse procedimento desencorajará os nadadores a cometer o erro comum de acelerar com demasiada rapidez no início da braçada.
6 - As mãos e os antebraços devem estar alinhados durante as fases propulsivas da maioria das braçadas em sua fase submersa - A tendência de flexionar ou estender excessivamente os pulsos é um dos erros mais comuns dos nadadores. Ela reduz as características de fólio das mãos e dos braços e cria turbulência, o que diminui os esforços propulsivos dos nadadores.
7 - Sempre mantenha as mãos apontadas para fora até que elas passem por baixo dos cotovelos durante a varredura para dentro - Os nadadores que inclinam suas mãos para dentro muito cedo durante a varredura para dentro perdem força propulsiva, porque seus ângulos de ataque tornam-se demasiadamente perpendiculares antes do término do movimento.
8 - Os esforços propulsivos devem cessar quando as mãos ultrapassam as pernas em seu trajeto para a superfície - Outro erro comum dos nadadore é tentar fazer pressão contra a água até que suas mãos cheguem à superfície. Quando os nadadores assim procedem, a combinação da direção (para a frente) e do ângulo de ataque (praticamente perpendicular) de suas mãos exerce um efeito de frenagem na sua velocidade de propulsão.

Fonte - Nadando Ainda Mais Rápido - Ernest Maglisho

Nenhum comentário: