36 - SEJA GENTE FINA(COM O COLEGA)
Quando a empresa enfrenta dificuldades, os empregados se tornam mais individualistas e tendem a se fechar mais. Em ambientes que já eram competitivos, isso se traduz em um nível baixíssimo de coleguismo. Rompa esse ciclo. "Um profissional que é visto como alguém disposto a ajudar contribui para o bom clima e tem mais chances de ser promovido a cargos de liderança", diz Patricia Molino, sócia-lider da KPMG, consultoria de RH.
37 - SEJA GENTE FINA (COM O CHEFE)
"Culturalmente, o chefe é visto como super-herói, sem fraquezas", diz Claudio Garcia, presidente da consultoria DBM. Muitas vezes, o próprio líder veste esta camisa. Isso é um erro que o isola dos subordinados. Chefes geralmente receberam pouco treino para comandar equipes. Leve isso em conta no seu relacionamento e procure ajudá-lo a chefiar. "Essa sensibilidade pode estreitar a relação e abrir portas", aponta Claudio.
38 - SEJA CLARO NO FEEDBACK
O entrosamento das equipes será findamental para atravessar as turbulências deste ano sem conflitos. Por isso, não espere a avaliação de desempenho para dar e pedir feedback. Faça isso periodicamente. Evite os rodeios e as indiretas. "Temos medo de magoar as pessoas com frases incisivas, mas um feedback vai ajudar, por mais duro que ele seja", diz Augusto Miranelli, da consultoria Lens & Miranelli Associados.
39 - QUANTO MAIS FLEXÍVEL MELHOR
Acostume-se à idéia de mudar de atividade com frequencia, dentro da empresa. "A vida corporativa atual está mais focada em projetos do que em rotina", diz Henri Vahdat, da consultoria Deloitte. Quem se adapta a um trabalho flexível ganha créditos e cresce.
40 - CONCENTRE-SE NO QUE IMPORTA
Aumente a concentração no trabalho. Tudo o que as empresas precisam neste momento é foco. Faça o seguinte:
- Descubra as pessoas e os assuntos que distraem sua atenção e evite-os.
- Identifique os processos que mais consomem tempo.
- Busque um bom método de otimização das tarefas.
- Evite se envolver em situações que façam você desperdiçar energia, como as fofocas na hora do café ou pecuinhas desnecessárias no escritório.
Fonte: REVISTA VOCÊ S.A. - fevereiro/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário