terça-feira, 29 de março de 2011

CONSULTA...


Boa tarde,Professor Rogério,

Meu nome é Carla Maymone,já fui atleta de natação e hoje sou formada em educação física,e trabalho com natação de bêbe a adulto e esse ano fui convidada a ser técnica de natação da equipe de natação do clube naútico capibaribe,as equipes de mirim,petiz e infantil...e venho pedir umas dicas:tenho dois atletas,um do petiz 2 e um do infantil 1,que no nado de costas eu não consigo que eles subam as pernas e olham muito para o lado e tenho outro que nadando crawl não tem perna forte...queria pedir exercícios e dicas que me ajudem...
Parabéns pelo seu trabalho,muito interessante e importante...

obrigado,Carla Maymone.

Minha resposta:
Olá Carla, parabéns pelo convite e boa sorte na nova função.
No caso do costas este problema tem duas causa mais prováveis:
1 - cabeça muito alta (olhando para os pés) - o que ocasiona o afundamento do quadril e uma péssima posição do nado e;
2 - Um batimento de pernas muito fraco.
Posso apostar que seja uma combinação dos dois. Para resolver: muitos educativos com posição de nado, como por exemplo:
a - nadar costas começando com o queixo junto ao peito e à medida que for nadando vai abaixando a cabeça até chegar na posição correta - isto faz com que o nadador sinta a diferença na posição dos nados e perceba que tem que corrigir a posição.
b - fazer o educativo do copinho: colocar um copinho plástico com um de do de água na testa e fazer educativos e nado tentando aumentar a velocidade do nado sem derrubar o copo da testa. Na minha opinião é um dos melhores educativos para acertar a posição do nado.
Para a correção das pernas no nado crawl, o negócio é fazer séries de perna, com e sem pé-de-pato. Na minha opinião, toda a série de perna deve ser forte e a maioria delas deve ser feita sem nadadeiras.
Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Abraços

Se tiver alguma dúvida, basta escrever para rogerionocentini@gmail.com

Nenhum comentário: