segunda-feira, 14 de março de 2011

PLANEJAMENTO. É REALMENTE NECESSÁRIO?...




Em alguns cursos que dei e mesmo em conversa com amigos, algumas pessoas me perguntam o que, na minha opinião, é mais importante nas aulas de natação?
PLANEJAR!
Parece algo tão óbvio, mas na maioria das vezes não fazemos o óbvio, ou por achar que é tão básico que não é necessário, ou porque nos achamos "demais" e não precisamos disto. O fato é que o planejamento é o primeiro passo para se ter qualidade nas aulas de natação.
Com o planejamento sei o que dei, que estilos trabalhei, que corretivos apliquei e em que intensidade foi minha aula, para que possa montar aulas estimulantes, diferentes e, principal e mais importante, aulas que façam com que meus alunos melhorem.
Um dos maiores desafios de um professor nos dias de hoje é manter os seus alunos motivados. As pessoas tem tantas atividades para escolher, algumas delas muito mais interessantes e atrativas que a natação, que precisam colocar no papel a sua aula antes de aplicá-la, precisam fazer com que seus alunos gostem de fazer sua aula, gostem e sintam necessidade de vir à piscina para ver e fazer o que você planejou para elas.
Planejar é, acima de tudo, se preocupar com seus alunos. E eles percebem isto!
Esquematizar as suas aulas não requer planilhas mirabolantes, apresentações em power point, fogos de artifício, noites sem dormir, etc. Uma folha de papel e um lápis já são suficientes.
Na minha opinião, um planejamento simples deve conter:
1 -Qual a filosofia do local onde trabalho? recreativa, competitiva? - minhas aulas devem estar de acordo com a filosofia do local onde trabalho. Não precisa estar no planejamento, mas deve ser levada em conta na construção da sua aula.
2 - Objetivos do mês - aonde estou e aonde quero chegar com esta turma em 1 mês.
3 - Objetivos da semana - o que vou trabalhar, mais do que as outras coisas de sempre esta semana? braço, perna, intensidade, volume, estilos, correção, etc...
4 - Materiais - para os objetivos que tenho, quais os materiais que vou utilizar e quando?
5 - Educativos / Corretivos - quais vou utilizar para cada estilo trabalhado, quando, com qual objetivo e em qual progressão?
6 - Intensidade - qual a intensidade que vou utilizar em cada dia da semana?
7 - Exercícios - quais, quantos e em que estilos?
A partir daí, é só ver o que é mais importante para você e adicionar ao seu planejamento.
Faça este exercício, (caso você não tenha já o costume de planejar sua aula) faça o planejamento de 1 mês de aula e vá colocando numa folha de papel ou numa planilha de computador as coisas que você acha importante. Depois disso, SIGA o seu planejamento. Tenho certeza que sua aula ficará mais motivante, mais alegre, mais diversificada e com uma qualidade infinitamente superior.
Até mais.

Nenhum comentário: