quarta-feira, 30 de março de 2011

CONSULTA...


Oi.

Leio seu blog e gosto bastante.

Tenho uma dúvida:

Qual é o momento ideal da mão da frente começar a fazer força em relação a de trás? Ela tem que começar antes da trás terminar o empurrão e sair da água?

Atualmente qual a melhor maneira de sair com o braço da água?

Obrigado

Minha resposta:

Esta é uma pergunta que tem muitas respostas. Já vimos estilos em que se alongava ao máximo antes de se iniciar a puxada e, atualmente vemos atletas que iniciam a puxada assim que a mão entra na água. Tudo depende da qualidade do nadaro e da prova que ele nada.
Os estilos mais alongados, geralmente são usados para as provas mais longas, enquanto o estilo com puxada logo na entrada da mão, usados para provas de velocidade - mas não é uma regra.
Os estilos devem ser adaptados ao nadador e à sua forma de nadar, vale o que o atleta se sente melhor e nada mais rápido.
Quanto à questão do momento em fazer força, o importante é que em todo momento haja uma força empurrando água para trás. Não se pode deixar um segundo sequer sem tração na água, pois isto diminui demais a velocidade do atleta. Para os que gostam de física, lembrem-se da Lei da Inércia de Newton. Se não há força para a frente e o corpo está sendo barrado pela resistência da água, a velocidade diminuirá, pois a força da resistência vencerá a força de impulsão.
Até mais.
Prof. Rogerio Nocentini

Nenhum comentário: