quinta-feira, 10 de março de 2011

ENCONTRO NACIONAL DE TÉCNICOS DE NATAÇÃO...PALESTRA PROF. MIRCO CEVALES


A primeira palestra do VI Encontro de Técnicos de Natação, foi com o Prof. Mirco Cevales, um dos melhores técnicos/professores do Brasil, atualmente no Grêmio Náutico União - Porto Alegre/RS.
Sua palestra contemplou tanto os treinamentos de alto nível no momento em que ele nos mostrou um planejamento de 13 semanas vitorioso, quanto as categorias menores e aprendizado, quando nos contou sua história na natação e dividiu conosco alguns pensamentos e crenças suas.
Desta segunda parte, posso destacar algumas frases de sua apresentação:

- Quanto mais velho se fica, maior tem de ser o grau
de empenho nos treinos.
- Atleta sem técnica só evolui até certo ponto, depois....
- Quanto mais cansado se está, mais corretamente e forte tem que se nadar.
- Nem sempre para se evoluir ao longo dos anos é necessário se treinar mais forte e sim, dividir as intensidades mais corretamente.
- Iniciar a temporada sem utilizar materiais.
- Todo e qualquer tipo de material requer uma adaptação por parte dos nadadores, e somos nós treinadores que temos que oportunizar este aprendizado.
- Muitos trabalhos em seco, podem ajudar a compreensão dos movimentos aquáticos.
- A natação é chata temos que torná-la mais agradável.

Ouvir e ter a oportunidade de conversar com o Prof. Mirco, sempre é uma experiência muito enriquecedora, tanto pelos ensinamentos quanto pela forma de encarar a natação. Mirco é um destes caras que realmente podemos chamar de Professor, sempre disposto a compartilhar seus ensinamentos e, principalmente paciente para ouvir nossas dúvidas.
Esta palestra foi um privilégio para quem teve a oportunidade de estar presente.
O Encontro de Técnicos de Natação ocorre anualmente, uma grande oportunidade para os profissionais da área. Porque você não se prepara para o ano que vem?
Para acessar o site do encontro, clique aqui.

Nenhum comentário: