quinta-feira, 24 de março de 2011

MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS...BOLINHA DE TÊNIS


Acredito que todos os materiais que colocarei nesta sequência de postagens, muitos professores já utilizaram mas, de qualquer forma, sempre é bom dar uma refrescada na memória.
Nos treinamentos, às vezes uso bolinhas de tênis para melhorar a técnica de nado das minhas crianças. As bolinhas servem para melhorar a posição, como no caso do nado de peito, ou diminuir a sensibilidade das mãos nos 4 nados. serve também para incrementar força à braçada.
Educativo 1 - Utilizar a bolinha de tênis em baixo do queixo e nadar peito. Quando você prende a bolinha com o queixo (entre o queixo e o peito), a posição da cabeça fica na posição correta para o nado. Pode ser utilizada como nado completo ou educativos, o que importa é a posição da cabeça. O único cuidado, é que como a bolinha é um pouco áspera, pode deixar uma pequena marca vermelha no pescoço e alguns pais podem reclamar, mas nada de mais.
Educativo 2 - Podemos utilizar as bolinhas de tênis para diminuir a sensibilidade e a pegada na água dos 4 nados, basta nadar segurando uma bolinha em cada mão. Tem a mesma função de nadar com as mãos fechadas, mas com a vantagem de ser algo diferente do convencional e dificultando "roubar" no educativo. A função real do educativo não é quando se está segurando a bola, mas quando se retira o material. O aluno/atleta terá a sensação de peso da braçada e perceberá a diferença entre uma mão firme e um nado com a mão mole.
Educativo 3 - Crawl de pólo com bolinha - Levar a bolinha como se estivesse nadando pólo aquático. Para a técnica de nado não é muito boa, mas para a força de braçada é bem legal e a criança ou adulto fará isso num tom de brincadeira, sem percebe o real cansaço do exercício.
São apenas 3 exemplos, mas que nem de longe são os únicos. Se alguém quiser compartilhar educativos ou formas diferentes de utilização deste mateiral, é só escrever para rogerionocentini@gmail.com que eu publico aqui no blog.
Até mais.

Nenhum comentário: