quarta-feira, 23 de março de 2011

MATERIAIS, USÁ-LOS OU NÃO USÁ-LOS, EIS A QUESTÃO...


Muita gente tem dúvidas sobre a utilização dos materiais encontrados no mercado para a prática da natação, como usá-los, quando usá-los e se devemos usá-los.
Há uma infinidade de materiais no mercado para serem utilizados e um número maior ainda que podemos criar, então qual a medida do uso dos materiais?
Acredito que uma gama grande de materiais diferentes, proporciona ao professor a chance de construir uma aula mais motivante e com um grande grau de variação, por isso acho importante a utilização de equipamentos diferenciados nas aulas e treinamentos.
O problema é quando, como e quanto utilizá-los?
Cada material tem um uso específico, portanto "quando" utilizá-los depende do objetivo do professor - melhoria técnica, aumento de força ou velocidade, etc.
A quantidade (quanto) de utilização deve ser moderada. Já diz o velho ditado - "tudo o que é demais enjoa ou prejudica". Este cuidado deve ser ampliado quando falamos de nadadeiras ou palmares.
Temos que ter em mente que a utilização dos materiais, como dito anteriormente, é bem específica e com objetivos definidos, portanto (como), deve ter começo, meio e fim.
Nas próximas postagens vou falar mais de materiais específicos, convencionais ou não e aí enunciarei as vantagens e desvantagens de cada um.
Até mais.

Nenhum comentário: