segunda-feira, 18 de agosto de 2008

DESCRIÇÃO DA TÉCNICA - NADO COSTAS


Hoje vou falar da braçada do nado de costas. A fase da puxada se inicia quando a mão entra na água, com o braço totalmente estendido, com a palma da mão voltada para trás e com a mão entrando na linha do prolongamento do ombro. É muito comum que o aluno entre com a mão mais para dentro ou mais para fora desta linha, isto faz com que ao se aplicar a força na água, o quadril se movimente de forma errada, deixando o nado sinuoso, ao invés de rolamento teremos o quadril "dançando" de um lado para outro.
Quando a mão entra na água, deve-se afundá-la um pouco para se dar início à fase de propulsão do nado. Neste momento, o cotovelo se flexiona ligeiramente, colocando a palma da mão na posição de agarre.
Este movimento do cotovelo é muito natural portanto, em níveis iniciais de aula e em atletas jovens, não há a necessidade de se ensinar ou cobrar a "alavanca" pois, com o decorrer do tempo, este movimento sai naturalmente. Caso isso não aconteça, cabe uma ligeira correção.
No costas, encontramos o mesmo problema do crawl, um movimento de puxada, de repente se torna um movimento de empurrada e, neste momento há uma grande perda na potência, fato que deve ser minimizado com o treinamento.
Quando o cotovelo chega ao ponto máximo de flexão (90º), começa o movimento de empurrada que deve ser o mais forte e acelerado possível, terminando com a mão junto à coxa.
Novamente aqui, temos outro ponto de grande erro dos nadadores, que terminam a empurrada com a mão muito afastada da coxa, diminuindo a força da braçada no nado costas. É importante que os nadadores finalizem a mão junto à coxa, com o dedo mínimo voltado para cima, pronto para iniciar a fase de recuperação do nado.
No vídeo abaixo podemos ver alguns toques sobre o nado de costas.

5 comentários:

Unknown disse...

e a perna do costa como é ??? acho que falto está parte

Anônimo disse...

O rapaž perguntou sobre a perna, acha que esqueceu...

O autor do blog comeca o post dižendo:
"Hoje vou falar da braçada do nado de costas..."

Alem de tudo no video, esta tudo muito bem explicado. Ei pessoal, mais atencao antes de postar comentarios sem atencao!
Otimo post! :)

(desculpem a falta de acentos, nao moro no brasil)

Anônimo disse...

kkkkkkkkk ! Bando de bocas de burro mesmooo ! é só bater perna idiiota

Anônimo disse...

Não é simplesmente bater as pernas tem toda uma tecnica um "truque" como por exemplo nao pode deixar os joelhos aparecerem fora da agua e fazer força chutando para que "espirre" um pouco de agua
mas no caso ai vale esaltar que o blogueiro citou somente as braçadas

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk vcs cao mt burrin memo seus toscin