sexta-feira, 1 de agosto de 2008

DESCRIÇÃO DA TÉCNICA - PERNADA DO BORBOLETA


Muita gente acha o nado de borboleta é o mais difícil. Em termos de coordenação, ele é bem mais fácil do que o peito por exemplo, porém é um estilo que exige muita força e, daí sua dificuldade.
A pernada no nado de borboleta é de vital importância, 1 - para manter o corpo o mais alto possível, 2 - para auxiliar na fase aérea da braçada e 3 - para dar o ritmo ao nado. Sim, é a perna que dá o ritmo ao nado e não a braçada.
Se a pernada de borboleta for lenta, o nado também o será, se quero aumentar o ritmo do nado, tenho que acelerar a pernada primeiro, e por aí vai...
A grande força da pernada do borboleta nasce nos quadris. É como uma onda que percorre o corpo e sai pela ponta dos dedos dos pés. Um dado importante é que a aplicação da força deve ser feita tanto para baixo, quanto para cima na pernada, e não só para baixo como a maioria das pessoas pensa.
Os joelhos não devem estar muito afastados, porém não precisam estar colados um ao outro e os pés deves estar estendidos e´se possível com os dedos voltados um pouco para dentro, sem que, com isso, os calcanhares se afastem.
O movimento da pernada deve ser contínuo e forte o tempo todo, não existem paradas ou prnadas mais fortes e mais fracas. Deve-se tentar ao mesmo tempo ter uma pernada forte e curta, ou seja, quanto maior a distância entre a ponta dos pés no ponto mais alto e mais baixo da pernada pior, porque isso aumenta o "tamanho" do corpo na água, aumentando a resistância da água e o arrasto.
Para uma boa pernada, é muito importante que os tornozelos sejam muito bem alongados, pois isto facilitará demais o trabalho no deslocamento da água.
O vídeo abaixo mostra formas diferentes de se fazer pernada de borboleta para se aplicar nas aulas com a atleta Misty Haiman.

Um comentário:

Marcos Lira disse...

Show de bola esse vídeo da Misty! As variações de pernada para serem usadas nos treinos é bem legal.
Abração Professor.