quinta-feira, 7 de agosto de 2008

MAIS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CRAWL COM BRAÇO RETO...


Sei que já falei sobre este tema no blog, mas também acho que nunca é demais. Durante toda a minha vida como professor e técnico, aprendi que a resposta mais certa para todas as perguntas é DEPENDE.
Com o crawl de braço reto é a mesma coisa. O crawl com braço estendido é bom? Depende.
Depende do nível do aluno, depende do objetivo da aula, depende do objetivo do exercício, depende do objetivo do aluno, depende da época de treinamento, depende...
Acredito sinceramente que na fase de iniciação, o crawl estendido é a melhor indicação, pois dá ao aluno um padrão de nado muito bom rapidamente; dá ao estilo uma braçada ampla e correta e uma finalização alongada, ou seja, possibilita ao estilo do aluno uma base sólida para posteriores mudanças. E não é só isso.
Existem alunos que se adaptam melhor ao estilo de crawl com o braço estendido na recuperação do que com os braços flexionados, existem estilos de nado que se deslocam mais rapidamente de forma estendida do que flexionada, se a frase preferida da educação física "cada um é cada um" estiver certa, este é o mais correto exemplo. Para cada aluno um estilo, para cada pessoa seu próprio nado, então não podemos padronizar todo mundo sob um único foco.
Até mais.

Um comentário:

Edmundo A. Foschini disse...

Sem dúvida nehuma, o aprendizado com a recuperação da braçada esticada(reta), vai proporcionar uma maior mobilidade na articulação do ombro (manquito rotador), tornando os movimentos mais espontâneos,porém devemos sempre respeitar a individualidade de cada aluno. "cada um é cada um" Foschini