segunda-feira, 4 de agosto de 2008

SÉRIES CURTAS SÃO INTENSAS?



Outra dúvida que sempre surge é se um treinamento ou aula utilizando séries curtas (20x25 metros, por exemplo) não pode prejudicar meu treinamento aeróbio?
O que dá o tom de intensidade à aula ou treinamento não é somente a metragem da série, mas principalmente o intervalo e a intensidade com que é nadada.
Como sempre falamos aqui, para se corrigir os estilos, sempre é interessante utilizar repetições curtas de metragem, para que os alunos consigam manter a técnica por todo o período de execução. É muito mais tranqüilo manter a técnica em 20 tiros de 25 metros do que em 5 tiros de 100 metros, sendo que a metragem final da série é a mesma. Porém, para que além de corrigir o estilo, você também trabalhe a parte aeróbia, é importante que o intervalo entre os tiros seja muito curto (entre 5 e 10 segundos). Tente o seguinte:
Vamos supor que a série seja 20x25 nadando crawl com o braço reto, raspando o dedão na coxa na finalização da braçada, com pegada dupla. Solte a série, quando o aluno, ou os alunos chegarem ao outro lado,fale " lembrem de manter o braço reto", e solte a série - na outra borda " pedi para raspar o dedão na coxa" e solta a turma - na outra borda " não esqueçam de manter o batimento de pernas, etc...
Para cada chegada na borda, uma correção, isto vai dar o tempo de descanso, vai mostrar ao seu aluno que você realmente está dando aula e não "enrolando" e, tenho certeza que seus resultados na correção dos estilos será muito melhor!
É óbvio que este tipo de estratégia pode e deve ser usada em treinamentos seja qual for o nível ou idade dos atletas.
Boas aulas.
Até a próxima.

2 comentários:

Marcos Lira disse...

E eu passei uma série dessas semana passada. Fiz a mesma coisa que o senhor falou na matéria. =D
Que bom, heheheheh.
Valeu Professor!!!

Marcos Lira disse...

Eu fiz 40x25m a cada 35" (sempre corrigindo a técnica e sempre passando uns educativos) semana passada!
E hoje foi 20x25m a cada 35" também.

=D