sexta-feira, 28 de novembro de 2008

POSITIVE COACHING

Excelente matéria do Coach Alex Pussieldi (só prá variar!) sobre psicologia nos treinamentos, mas que pode e deve certamente ser utilizadas nas aulas e NA VIDA!


POSITIVE COACHING
Best Swimming
Jack Nelson a frente da sua comissão técnica em 2003
Alex PussieldiPublicado em 07/11/2006



Eu profissionalmente me sinto um grande afortunado pelo fato de um dia ter trabalhado com o treinador norte-americano Jack Nelson. Jack Nelson, um dos mais famosos treinadores de natação do mundo me ensinou muito mais do que natação. Seu espírito, sua energia, sua atitude é algo que realmente marcou o período que trabalhei com ele e procuro ao máximo levar isso comigo para sempre.
Falo especificamente pela disposição e energia positiva que Jack Nelson sempre trouxe para a borda da piscina e como isso interagia na relação com os nadadores. Não é difícil ver como ele conseguiu ter tanto sucesso como técnico, com mais de 60 nadadores olímpicos e outras tantas conquistas como medalhas olímpicas e recordes mundiais.
Mas não foi nada de aeróbico ou anaeróbico, ou segredos e mágicas para dar treino, ou até mesmo séries secretas para super resultados. O grande ensinamento que Jack Nelson me deu e a muitos outros treinadores e atletas que tiveram a oportunidade de estarem a seu redor, foi de tentar fazer uma vida melhor. Jack Nelson é um exemplo de vida e de energia que faz pequenas coisas se tornarem super importantes e expressivas. Coisas que nem pensamos, nem prestamos a atenção mas que no final das contas fazem muita diferença. Lembro que a cada dia me espantava ver aquele baixinho de 1,65 cm de altura (se é que ele tem tudo isso) dar "Bom Dia" as 4 e 30 da manhã num sorriso quase que impossível de ser retribuído por maior que fosse o seu sono ou o mau humor normal das manhãs. Lembro também que toda vez que íamos a um restaurante, Coach Nelson fazia questão de saber o nome do garçom, tratá-lo bem e sempre deixar uma gorda gorjeta. Ele nunca perdia a oportunidade de abrir uma porta, carregar sacolas para senhoras ou acariciar uma pequena criança que mal ele conhecia. Vi que o segredo de Coach Nelson não era fazer grandes atletas, mas tentar fazer esta vida melhor.
A relação treinador-atleta deve ser recheada de mensagens e energia positiva pois os resultados sempre serão mais expressivos. Foi aí que descobri o sucesso de Coach Nelson. Suas críticas sempre eram positivas, por maior que fosse a bronca, ele sempre tinha algo para acrescentar. Sua preocupação ia sempre além de um simples resultado ou competição.
E é assim que tem de ser. Nós treinadores, somos formadores de opinião, contribuidores na formação de caráter, e responsáveis por futuros cidadãos. É nossa responsabilidade adicionar elementos positivos e dar direções a estes jovens.
Não pense que isso não é importante e que não faz diferença, apenas veja o exemplo de Coach Nelson e verá o quanto foi grande o seu sucesso. Hoje, curtindo sua aposentadoria, sua casa vive cheia pela visita dos ex-atletas, ex-campeões de ontem, e hoje homens e mulheres, realizados e felizes que agradecem pela oportunidade de um dia ter trabalhado com esta figura.
A filosofia de Jack Nelson sempre foi essa. O lema do seu antigo Fort Lauderdale Swim Team, hoje fechado, era "O acesso para o sucesso é através da mente". Sempre foi, sempre será.
A crítica é uma necessidade no nosso trabalho. Mas deve ser sempre visando o objetivando a melhora e o crescimento. Vi uma nota em uma clínica da ASCA que dizia: "Crítica é como chuva, deve ser suave o suficiente para fazer a grama crescer mas jamais ser forte a ponto de destruir suas raízes".
Com base neste tipo de filosofia tenho trabalhado quase que toda minha carreira como treinador. Nem sempre é possível, todos somos humanos e tem horas que não dá para controlar a raiva, o ódio, nossas emoções. Mas de uma forma geral é algo que faz parte de minha filosofia de trabalho e acho que acrescenta muito na formação de atletas e principalmente cidadãos.
A partir de amanhã, você, treinador, vai ser um melhor profissional e vai fazer sua vida ainda melhor. Não custa nada tentar.
Para visitar o site clique aqui

Nenhum comentário: