quinta-feira, 23 de abril de 2009

EXERCÍCIOS DE TÉCNICA DE NADO


Exercício de Padrão de Braçada
Um padrão de braçada desenhado com relação ao corpo é um dos melhores métodos de comunicação das três varreduras na fase submersa da braçada para nadadores de qualquer idade. A figura acima exibe um padrão para o nado crawl. Foi utilizada uma vista inferior porque retrata melhor as varreduras.
Para ensinar um padrão de nado, baseado na braçada submersa do padrão "S", eis um bom exercício:
A mão movimenta-se num padrão "S" sob o corpo. Ela executa a varredura para fora no primeiro terço (enquanto se desvia para trás na direção do ombro), para dentro durante o terço médio (ao se mover na direção do peito) e para fora durante o terço final (enquanto se desloca na direção do quadril). A primeira curva não é propulsiva e deve  ser executada com suavidade. A mão acelera gradualmente durante todas as duas varreduras seguintes e atinge sua maior velocidade durante a terceira. Os nadadores estarão utilizando o ângulo de ataque exato durante cada varredura, se mantiverem a palma da mão voltada para a direção de seu  movimento. Ao ensinarmos os nadadores a visualizar esse padrão "S", teremos percorrido um longo caminho para ajudá-los a empregar os movimentos de palmateios corretos, quando praticarem o nado crawl.

Um comentário:

A. Ilha disse...

Que difícil!!! Mas, muito obrigada por partilhar teus conhecimentos. Tinha iniciado a natação em dezembro. Por problemas de saúde, dei uma parada e, agora, cadê a coragem de voltar? Ai, ai... Ainda mais vendo que há conceitos inteligíveis muito difíceis de aplicar!... :(

Teu blogue é ótimo! Grata!