quinta-feira, 31 de março de 2011

DA TEORIA À PRÁTICA...


Na postagem de ontem, respondi a um e-mail, de alguém que infelizmente não quis se identificar, sobre se as duas mãos fariam tração ao mesmo tempo no nado crawl. Respondi que em todos os momentos haveria tração na água, falei até da Lei da Inércia.
Depois do primeiro e-mail, trocamos mais dois, onde falei que em algum momento as duas mãos estariam fazendo tração ao mesmo tempo. Pois bem, fiquei curioso com minha própria resposta e fui ver como seria esta braçada na água.
Num primeiro momento, não consegui que as duas mãos, alternadamente, pois estamos falando do nado crawl, fizessem tração ao mesmo tempo; porém depois de alguns metros consegui que em um mínimo momento as duas mãos estivessem tracionando, mas nas seguintes condições:
1 - O braço que está terminando a fase aérea deve entrar na água e iniciar direto a tração.
2 - O braço que está finalizando a braçada deve ser o mais alongado possível.
3 - O ritmo de nado não pode ser muito lento.
Nestas condições consegui nadar tracionando com as duas mãos ao mesmo tempo. Depois da experiência, cheguei às seguintes conclusões:
1 - É possível nadar dessa forma;
2 - A intensidade do nado gira em torno de uma série de A2;
3 - A sensação é de que se está nadando mais rápido, mas não sei se é real ou não, pois achei que o Prof. Felipe Silva que trabalha e nada comigo se distanciou mais do que de costume. Então não sei se o nado se tornou menos eficiente, ou eu estava prestando atenção para não errar e o nado acabou ficando mais fraco;
4 - Poderia ser usada (a técnica) para provas curtas. Para provas longas não vejo como, pois a braçada fica muito curta.
5 - Diminui muito a rotação do corpo para o nado. Fato que notei mais forte no nado costas.
Pois bem, concluindo: É possível, porém não sei se é eficiente. Prefiro o jeito mais alongado de nadar.
Até mais.
Prof. Rogerio Mixirica Nocentini

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor, oq seria uma serie A2?