quarta-feira, 16 de março de 2011

RESISTÊNCIA...NOSSA MAIOR INIMIGA

A resistência é uma das maiores inimigas do nadador. Por isso insistimos tanto em posição de nado, em firmeza do corpo, altura de cabeça, etc. Veja este vídeo de uma experiência com um ciclista no túnel de vento. Reparem no comportamento do vento em torno do corpo do ciclista, dependendo da posição do corpo, o vento atua de uma forma causando mais ou menos resistência, influindo diretamente na velocidade e no desgaste do atleta.
Milhões de dólares são investidos em túneis de vento para aprimorar posições de atletas e desenvolvimento de carros, motos, aviões.
Para os nadadores tenho duas notícias, uma boa e outra ruim. A ruim é que a água causa muito mais resistência que o ar e para cada vez que dobramos nossa velocidade, a resistência da água aumenta em 4 vezes - daí a importância da posição de nado. A boa notícia é que não precisamos investir muito dinheiro, basta tempo e atenção, para que a nossa posição na água fique assim:

Até mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite a todos.
Gostaria de saber dos professores, por terem vasta experiencia no ramo, se sabem o que acontece com meu óculos de natação, um modelo da Adidas - Fulcrum, já é a segunda vez que esse mesmo problema ocorre um um óculos de natação da Adidas, ele fica com a lente "enrrugada" por dentro, o que causa um embaçamento, e estraga a qualidade do material Adidas que é tão reconhecido, alguem já viu esse tipo de problema? E saberiam me dizer por que ocorre?
Antecipadamente, obrigado a todos!
Rodrigo