segunda-feira, 21 de março de 2011

TEREMOS PROFESSORES DE NATAÇÃO NO FUTURO?...


A pergunta parece sem propósito ou até exagerada, mas tenho conversado com muitos professores e técnicos da minha geração e TODOS estão encontrando dificuldades em achar bons estagiários e bons professores, ou pelo menos estagiários e professores interessados.
Conversando ontem com uma ex-técnica minha, ela disse uma frase que ficou martelando a minha cabeça -"Hoje as pessoas que fazem educação física querem ser personal e não professor."
Não encontramos mais gente preocupada em ensinar, em formar, encontramos pessoas preocupadas em ganhar. Claro que isto também faz parte do negócio e é importante, mas não é a única coisa.
Não sejamos levianos achando que este é o único problema, afinal o que se paga hoje para um professor, principalmente nas academias, é coisa de dar dó. Então entramos num ciclo vicioso: valor da aula baixo - professores desmotivados - professores ruins - aulas de baixa qualidade - valor da aula baixo - ...
E as faculdades? Milhares por todo o Brasil com uma formação péssima para os futuros profissionais, condições de ensino ruins e pouca ou nenhuma exigência para a formação e inclusão no mercado de trabalho.
Mais um componente para o nosso ciclo: má formação - baixos salários - professores ruins - aulas ruins - baixos salários.
Será que o CREF não vê isso? Para onde vai todo o dinheiro pago ao CREF pelas anuidades? Talvez para as agendas que alguns receberam, pelo menos em São Paulo (eu não recebi a minha...), mas cadê a cobrança pela formação? cadê a exigência por um valor justo pela aula? onde está a "briga" prometida pela valorização da profissão? (eu estava num curso quando fomos comunicados da criação do CREF, o que mudou depois disso?).
Sei que muitos são os fatores e não tenho a solução ou o caminho para melhorar tudo isso, mas acho que é hora de se começar uma discussão sobre o assunto, um ponto de partida para se colocar a Educação Física no patamar que alguns estudiosos dizem que estamos ou estaremos no futuro - o de uma das profissões mais importantes do mundo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito no que você disse, mas infelizmente, me vejo nessa mesma situação, hora aula de um professor de academia muitas vezes chega ao valor de R$4,65 hora/aula. Não há valorização dos profissionais e muito menos dos donos de academias.
Por mais que ligue pro CREF, eles jogam para o sindicato das academias. No sindicato fui informado que um profissional de Educação Física recebe o piso de R$567,00 para trabalhar por aproximadamente 6 horas.
Pergunto, será que valeu a pena ter ficado 4 anos na faculdade, pagando, estudando e ganhar menos que um trabalho de telemarketing?
Mas nem por isso deixo as minhas aulas decaírem, ainda acredito que isso tudo vai mudar, mas se eu tiver que dar uma aula ruim prefiro sair no auge das minhas aulas com uma EXCELENTE aula, do que ser mais um no mercado que tentou desmotivou e hoje relaxou dando aula de qualquer jeito.

yohngli@yahoo.com.br

Ana Barros disse...

Prof. Trabalho com natação e tenho encontrado ao longo do tempo dificuldades parecidas. As vezes me deparo com o mesmo comentário " Personal dá mais dinheiro" Não me deixo levar pois acredito no meu trabalho. Acho até que o profissional de Educação Física que trabalha com a área aquática deveria ter um salário diferenciado, pois trabalhamos expostos por produtos químicos (cloro, sal, água ionizada) e exposição ao sol. Desta forma deveríamos ter o direito de receber além do valor hora aula um adicional de periculosidade, pois tenho colegas que estão com câncer de pele, outros com alergias crônicas na pele. Porém isso compete a nós que trabalhamos com água lutar por este beneficio.

Vamos amadurecer a ideia, e espero que este debate não fique apenas no blog. Abraços.
barrosana0@gmail.com