segunda-feira, 11 de abril de 2011

TESTE T700...por Prof. Pedro Baldo


Um pouco sobre como e porque foi criado esse teste.

Segundo o Hebert, após concluir o Doutorado, ele foi trabalhar numa Universidade, se não me engano no Mato Grosso, em que não havia nada no laboratório de fisiologia.

O treinador da equipe de atletismo da cidade o procurou para ajudar-lo a avaliar e planejar os treinamentos para o pessoal de fundo. Ele para ajudar começou a fazer testes com o pessoal, só que por ser trabalhoso demais ter que ficar viajando um tempão para poder fazer as análises ele começou a pesquisar para encontrar testes indiretos para avaliar e direcionar o treinamento para esse publico que não tem acesso ao teste direto. Para o LAn ele criou um T1600m no atletismo e um T700m na natação, fez a regressão linear e encontrou a formula que te passei.

Refez o teste em alguns grupos, com sucesso, e publicou alguns trabalhos.

Como eu não tenho acesso com facilidade ao lactimetro, e meus atletas já tem custos demais para ter que bancar também os testes, eu encontrei nesse t700m uma forma de avaliar a capacidade aeróbia deles, e determinar os A1, A2 e A3 (Não considero o A3 um VO2max , apesar de entender que treinar em A3 se melhora o VO2max).

Abraço !

Nenhum comentário: