sexta-feira, 1 de abril de 2011

DÚVIDA...




Oi Rogerio,
Tudo bem? Trabalho com Natação,e um dos erros mais comuns na posição do Crawl é o nado serpentiado onde acontece o movimento latero-lateral do quadril.
Que educativos você sugeriria para corrigir esses movimentos perniciosos para o estilo Crawl?
Um Abraço,
Ney.


Olá Ney, tudo bem?
Este realmente é um erro muito comum e, na maioria das vezes o problema está na entrada do braço na água. Verifique se o aluno não está passando a linha média do corpo quando entra com sua mão na água, ou seja, o braço direito está entrando na água do lado esquerdo do corpo e vice-versa.
Quando isso acontece, a aplicação da força para retornar o braço para seu lado certo faz com que o quadril se desloque para o nado.
Sugiro os seguintes educativos:

1 - 2 braçadas com o braço direito, 2 braçadas com o braço esquerdo com a respiração na segunda braçada - prestar atenção e entrar na água com o braço mais aberto.
2 - Nadar com snorkel - olnado para a entrada da mão e verificando se está num ângulo mais aberto, ou seja, se é o braço direito, deve entrar mais à direita da linha do ombro, se for o lado esquerdo, mais à esquerda.
3 - Crawl de polo, também entrando com a braçada mais aberta.

O importante é que quando queremos corrigir alguma coisa, devemos exagerar no movimento, então se queremos uma braçada mais aberta, essa abertura deve ser exagerada, pois na sensação do nadador, ele estará fazendo certo, mas o erro não será corrigido. É preciso "reprogramar" o cérebro para a correção surtir algum efeito e, além disso, paciência, porque alguns erros são difíceis e demorados para corrigir.
Este erro também é muito comum no nado costas e a estratégia para a correção é basicamente a mesma.
Grande abraço.
Prof. Rogerio Mixirica Nocentini

Nenhum comentário: