terça-feira, 26 de abril de 2011

MEU PLANEJAMENTO...



Ola. Prof.

Me chamo Raphael e descobri o seu blog a pouco tempo e achei super interessante.

Prof. uma postagem que me deixou ligado foi em que o Sr. diz que planejar é realmente necessário.

estou a 2 anos atuando com natação infantil, que é voltado para a ludicidade e esporadicamente ocorrem algumas competições locais.

Neste período de atuação, somente a partir deste ano que eu comecei a registrar minhas aulas e seguir um planejamento que eu mesmo elaborei, e percebi o quanto facilitou a minha rotina.

Mas ainda sim acredito que seja pobre.

Prof. existe algum protocolo ou tabela que possa nos dar um norte, de como organizar de melhor forma as aulas?rigo
Prof. Obrigado pelo Blog


Olá Raphael, obrigado pelos elogios.
Acredito que o planejamento seja tão pessoal quanto as aulas, mas para não ficar na superficialidade, vou falar como é o meu.
Para as aulas, utilizo uma folha de sulfite, nela coloco todas as aulas do mês. Começo pelo objetivo que desejo para as aulas das semanas e monto as aulas. Depois disso, passo um olhar em todas elas e faço marcações coloridas diferenciando os estilos para me certificar que trabalhei todos os estilos em cada semana.
O próximo passo é ver se trabalhei a contento o objetivo estipulado para o mês, a quantidade de trabalhos de braços e pernas e se há a preocupação com saídas e viradas. Pronto está feito o planejamento das aulas.
Abaixo, coloco o planejamento das aulas de Abril, que foi feito pelo Professor Everton Gomes, mas segue a mesma forma do meu planejamento.

O processo para o planejamento dos treinamentos é um pouco mais complexo.
Tenho um planejamento semestral que monto no computador. Baseado nessas informações, planejo a semana numa folha A3, pois gosto de observar a semana inteira numa só batida de olho.
Esta folha, possui as seguintes lacunas:
- série de educativos
- série técnica
- séries principais
- trabalho de pernas
- trabalho de braços
- parte física
O terceiro passo é passar as informações das valências físicas para uma planilha de excell e verificar se a intensidade e a quantidade das valências e dos estilos está dentro do programado. Terminado este processo, passo para uma planilha do excell os treinamentos da semana, da mesma forma que estão na folha A3. Esta planilha server para armazenar os treinamentos e mandar para as pessoas que fazem parte da comissão técnica do Paineiras.
A última etapa é escrever os treinos na minha agenda diária que utilizo na borda da piscina.
Para encerrar, há alguns anos, tentamos unificar os planejamentos e a forma de se mentar os treinamentos no Paineiras, mas não deu certo. Cada pessoa tem a sua forma de planejar, visualizar e montar suas aulas ou treinos, cada pessoa tem seu processo, cabe a você achar o seu.
Claro que ele não sairá perfeito da primeira vez e isso é muito legal, porque aí você vai modificando e deixando do seu moda, com a sua cara.
Espero que tenha sido boa a resposta.
Abraços.
Prof. Rogerio Mixirica Nocentini

Um comentário:

Pedro Baldo Fernandes disse...

Boa resposta sim professor !!!!!

E gostei da forma de planejar as aulas !