quarta-feira, 13 de abril de 2011

RESPIRAR É PRECISO...


Neste blog, vocês podem encontrar diversas atividades para aulas de natação - como corrigir, como motivar, entre outras. O problema é que não falamos sobre RESPIRAR.
Respirar também pode e deve fazer parte das dinâmicas das aulas. Com frequência, fico preocupado com a técnica de nado e esqueço de olhar a respiração. Muitos alunos não respiram direito, não soltam o ar na hora certa ou pegam pouco ar e isto tem reflexos tanto na técnica quanto na resistência do nadador.
A respiração também pode ser utilizada para a variação dos exercícios, fazendo, principalmente no crawl, respirações a cada 3, 4 ou 5 braçadas, respirando 2 vezes para uma lado e 1 vez para o outro, etc.
Estes exercícios podem ajudar muito o launo porque diferentes pessoas respiram de forma diferente. Esta semana mudei a respiração de uma aluna minha de 2por1 para 4por1, o estilo ficou mais alongado, mais cadenciado e ela se cansou menos para nadar, portanto é bom dar uma olhadinha na respiração dos nossos alunos.
Até mais.

2 comentários:

Luara disse...

Professor, estou precisando muitooooo de uma dica. Estou na natação fazendo a expiração dentro da água e ao mesmo tempo mexendo as pernas, mas os braços tem o apoio da prancha. Recentemente a professora tirou a prancha e quer que eu coloque os braços para frete com as mãos uma sobre a outra e quando necessário desloque a cabeça para a superfície para respirar. Como estava acostumada com a prancha fico colocando força na mão para subir o rosto e minha boca mal chega a superfície. Tem algum exercício que possa me ajudar a conseguir fazer isso melhor? Eu estou colocando força sobre as mãos mesmo sem querer aí o corpo todo afunda. Ficarei grata se puder me orientar. Obrigada

Prof. Rogerio Mixirica Nocentini disse...

Olá Luara, tudo bem?
A primeira dica que eu posso dar é: RELAXE!
Quanto mais relaxada você estiver, melhor será sua flutuabilidade. Em segundo lugar, não queira fazer força nas mãos para forçar a respiração, em vez disso, aumente o batimento de pernas e faça força nas costas para elevar um pouco a cabeça. Terceiro: não precisa elevar demais a cabeça, só tire o suficiente da água para respirar. Quarto: PACIÊNCIA. Logo, logo você estara fazendo isto com a maior facilidade do mundo.
Grande abraço e muito obrigado por acompanhar o blog.