quinta-feira, 31 de julho de 2008

DESEDUCATIVOS?


Por Coach Alex Pussieldi



Por essa você não esperava, talvez até não soubesse mas existem alguns exercícios educativos que quando praticados em profusão e sem uma boa orientação podem ao invés de ajudar a corrigir podem prejudicar a técnica do nadador.



Primeiro, precisamos definir o conceito do exercício educativo para natação. Muitos atletas e treinadores fazem confusão com relação isso e existem três situações que precisam estar bem determinadas para o completo conhecimento:



1. Educativo

2. Nado técnico

3. Nado completo

Educativo é o exercício executado dentro ou fora d’água que partilhando os movimentos ou combinando-os leva o nadador a desenvolver uma melhor performance técnica na água.

Nado técnico é a atividade do nado sendo que executada com a maior perfeição técnica possível.

Nado completo é o nado propriamente dito utilizado pelo nadador nas séries normais ou competição.

Estes três conceitos precisam ser bem diferenciados, pois muitas vezes o atleta não consegue distingüir um do outro. Isso é bem observado quando os nadadores executam os exercícios educativos. Esta execução normalmente apenas “fazer por fazer”, em ritmo acelerado ou de forma despreocupada.

Na verdade, os exercícios educativos precisam ser feitos de forma lenta, progressiva e de maneira que sejam assimilados pelo corpo desenvolvendo a sensibilidade do nadador na água.

Uma boa dica para os treinadores é combinar séries de educativo com nado técnico, aí o atleta tem a oportunidade de vivenciar a execução de um exercício educativo partilhando seu estilo e com o nado mais perfeito possível. Esta combinação terá grandes efeitos na assimilação da técnica desenvolvida no educativo e passará a fazer parte do nado completo do nadador.

Não executar exercícios educativos de maneira rápida ou intensiva. Principalmente para nadadores em formação. E quando devemos aplicar os exercícios educativos?

No início do treino, após ou durante o aquecimento os educativos servem para o desenvolvimento da técnica. No final do treino, após uma série os educativos servem para sustentar a técnica do nado. Ou seja, trate de combinar as duas opções em seu trabalho.

E finalmente o que é DESEDUCATIVO?

Os deseducativos são os exercícios educativos realizados em profusão sem orientação ou controle técnico que acabam criando “vícios e defeitos” no nado do atleta ao contrário do objetivo inicial do trabalho.

Podemos citar alguns exercícios educativos que podem se tornar DESEDUCATIVOS:

Educativo - Costas com braçada dupla
Educativo antiqüíssimo que o nadador executa movimentando os dois braços juntos com o objetivo de melhorar a puxada na água.

Deseducativo - Aplicado em profusão e sem combinar com o nado técnico ou estilo completo, o exercício diminui por completo o rolamento do quadril do nado fundamental para o costas.

Educativo – Crawl distância por braçada
Outro educativo da velha guarda, executado desde a escolinha de formação e muitas vezes motivo de dor de cabeça para os treinadores. O exercício é executado com a troca da mão que fica parada a frente para a execução da outra braçada. O braço que está a frente só é movimentado após a chegada do braço o posto.

Deseducativo – O educativo é praticado em altíssima quantidade desde a escolinha e faz com que muitos nadadores mantenham o “vício” de parar a braçada de crawl a frente deslizando um pouco antes de iniciar a próxima braçada.

Tal tipo de vício é um dos mais difíceis de ser retirado e como boa opção é fazer o exercício educativo ao contrário, ou seja, parar o braço ao lado do corpo extendido para trás.

Educativo – Borboleta Direita, Esquerda, Completo
Movimento dos braços, primeiro o braço direito, seguindo-se o esquerdo, e por fim uma braçada completa. O educativo é ótimo e simples, entretanto pode vir a prejudicar a técnica do nadador.

Deseducativo – Outra vez praticado em profusão, o educativo quebra a seqüência de nado do atleta. O ritmo praticamente é eliminado, e o atleta executa o borboleta em pequenos avanços sem dar a seqüência para a sua técnica.

Alternativa aqui é a combinação de direita, esquerda e várias braçadas no nado completo e não apenas uma como normalmente se faz.

Taí a dica do mês da Best Swimming, execute seus educativos com mais qualidade e sempre combine com o nado técnico. Variar educativos não só contribui para a parte psicológica do treinamento mas principalmente na parte motora de desenvolvimento do programa de seu atleta.

Matéria completa:
www.bestswimming.com.br/conteudo.php?id=2322

Nenhum comentário: