Blog voltado para professores e estudantes de educação física e a todos os amantes da natação que se interessam em técnica de nado, aperfeiçoamento de estilos e motivação e diferenciação em aulas de natação.
quinta-feira, 17 de julho de 2008
NADO DE PEITO - PERNADA
Agora, vou começara a falar sobre a pernada de peito, mas é um nado tão complexo, que terei que dividir em alguns tópicos. O primeiro é: Como surgiu a pernada de peito e como foi modificada?
Antes de 1960, a pernada de peito era ensinada como uma ação de cunha. Os nadadores estendiam suas pernas num V invertido e, em seguida, tentavam esguichar uma cunha de água para trás, ao juntarem firmemente as pernas. Coulsilman (1968) demonstrou a falácia da pernada em cunha ao mostrar que uma água colorida colocada entre as pernas dos nadadores não se projetava para trás, quando eles comprimiam as pernas. Na época, o treinador James Coulsilman e o nadador Chet Jastremski, praticante do nado de peito, revolucionaram a pernada deste nado com uma ação das pernas num estilo de chicotadas estreitas. Este etilo tornou-se conhecido como pernada em chicotada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário