sexta-feira, 18 de julho de 2008

RECUPERAÇÃO DA PERNADA DE PEITO


Quando termina a parte propulsiva da braçada, começa a recuperação da pernada. Ela é feita flexionando-se os joelhos e levando os calcanhares até a altura dos glúteos. É muito importante que os calcanhares cheguem o mais próximos possível dos glúteos, pois isso fará com que a perna tenha uma grande amplitude e comece a "empurrar" a água assim que os pés chegarem na posição ideal.
Na execução deste movimento de trazer os pés para os glúteos, é importante que os joelhos não fiquem muito abertos, ou seja, não podem passar da largura dos ombros, pois isto aumentaria demais a força de arrasto. As pernas devem permanecer firmes e os pés o mais próximos e estendidios possível.
EXERCÍCIO: Para começar a ensinar o peito, gosto de sentar a criança no chão e pedir a ela que faça o movimento da pernada de peito, raspando os pés no chão. Isto dá a dimensão exata do movimento, até porque a criança está olhando o que está fazendo e está sendo auxiliada pelo chão, que a impede de levar os pés além do quadril, que na posição normal de nado seria fora da água.

Nenhum comentário: