sexta-feira, 18 de julho de 2008

VARREDURA PARA DENTRO DA PERNADA DE PEITO


Após o agarre, começa a fase propulsiva da pernada, chamada de varredura para dentro. As pernas se movimentarão para baixo, para trás e para dentro, até que estejam completamente estendidas e praticamente unidas atrás do nadador. As solas dos pés estão giradas para baixo e para dentro até que estejam inclinadas para dentro ao ter-se completado o movimento.
A varredura para dentro termina imediatamente antes que os pés unam-se. Ao se juntarem, os pés superam a inércia para baixo ao liberar pressão contra a água, de modo que poderão fazer um movimento circulatório para cima, em direção a uma posição hidrodinâmica nas proximidades da superfície, para o deslizamento.
A velocidade dos pés aumenta continuamente durante toda a varredura para dentro com a velocidade de pico ocorrendo imediatamente antes que os pés diminuam a pressão contra a água para dar início à sustentação.
EXERCÍCIO:
Em decúbito dorsal na água, executar o movimento da pernada de peito com o rosto na água e as mãos sobre os glúteos. O objetivo é que o nadador toque as mãos com os calcanhares antes de iniciar a varredura para fora. Pode-se variar o exercício pedindo ao aluno que acelere a varredura para fora e para dentro, que finalize a pernada pressionando os pés um contra o outro, que faça o exercício em decúbito ventral, ou utilizando Snorkel.

Nenhum comentário: