sexta-feira, 6 de março de 2009

56 ATITUDES PARA FORTALECER A SUA CARREIRA (16 a 20)

Fonte: REVISTA VOCÊ S.A. - fevereiro/2009


DISCORDE, SEM BATER BOCA

Cinco passos para argumentar sem transformar a sala de reuniões num ringue:

1 - Amarre e relacione suas idéias às metas da empresa

2 - Ofereça sugestõesm em vez de apenas levantar problemas

3 - Mostre como sua idéia contribui para evitar danos ou superar riscos

4 - Apresente mais de uma opção

5 - Considere as preocupações e medos do interlocutor.




PRATIQUE A AUTOMOTIVAÇÃO


Alguns artifícios podem manter a sua motivação em alta:


- Converse com muita gente - a troca de experiências vai ajudá-lo a perceber que as incertezas da crise afetam os outros. É, o problema não é só seu.


- Busque o simples - Retome aquelas pequenas coisas, que por vezes, ficam de lado, mas que melhoram (e muito!) o astral fora do trabalho. Por exemplo, ir à academia.


- Estabeleça pequenas metas - Combine com seu chefe metas informais intermediárias. Cumpri-las vai lhe dar forças para buscar o objetivo principal.







EXERCITE O BOM HUMOR



53% dos profissionais brasileiros de 30 a 39 anos dizem que preferem trabalhar em ambientes divertidos.



Veja como agradar o chefe sem escorregar na falta de ética:



- Nada de piadas racistas ou apelativas



- Tenha claramente quais brincadeiras são aceitáveis



- Se suas tiradas não fazem sucesso, não force a barra



- Não confunda humor com palhaçada



- Saiba a hora certa de parar










MEÇA AS PALAVRAS




Durante a crise é preciso ter mais sensibilidade para dar opiniões. Você pode ter um estilo pessoal, mas tente variar o jeito de falar conforme o interlocutor. Por exemplo, você acha que um comentário crítico vai colaborar com o trabalho de sua equipe? Antes de fazê-lo, verifique se, no lugar de ajudar, você não criará um transtorno maior. Resumindo: calcule bem os efeitos do que você diz.













"TINHA MEDO DE DECEPCIONAR DOIS CHEFES"





Em seu primeiro dia de trabalho na fabricante de celulares Sony Ericsson, Beni Harari, 27 anos, gerente nacional de trade marketing, descobriu que teria duas chefes: uma no Brasil e outra nos Estados Unidos, seguindo a estrutura gerencial da empresa. "Fiquei com medo de me complicar com ordens cruzadas", lembra.





ATITUDE: Beni traçou metas semestrais, que revisa periodicamente com as duas chefes. "Assim, sei que estou no caminho certo", diz. Quando uma tarefa extra aparece, discuto os impactos no meu trabalho com as duas.

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