quinta-feira, 5 de março de 2009

SUBSTRATOS METABÓLICOS: OS FOSFAGÊNIOS


No interior da célula, antes da demanda energética, não há como antecipaar o ATP para o trabalho fisiológico subsequente. É preciso que haja um sistema de produção de energia que reaja rapidamente à demanda impostaàs células como consequencia do trablho realizado. O aumento do uso determina a elevação da produção energética. O aumento da exaustão celular, em outras palavras, é um sinal para o crescimento do fluxo de substratos nas várias vias e para a aceleração do processo de geração de energia de modo a atender o aumento da demanda. Essa explosão inicial de energia é sustentada pelas fontes imediatas no interior das células: ATP e fosfocreatina (PC).

ATP

O ATP existe no organismo em quantidades limitadas , já que as células não dispõem de lugares para "estocar energia".

A transformação de ATP em ADP e fosfato inorgânico (Pi) é suficiente para fornecer o impulso inicial que sinaliza a aceleração do consumo e, consequentemente, a produção de energia. Porém, as fontes de energia para uso imediato conseguem produzir "combustível" apenas para alguns segundos de esforço intenso, embora a produção de potência seja muito superior à da glicólise e à das vias aeróbias.

FOSFOCREATINA

A fosfocreatina (PC) é outra fonte de fosfagênio disponível para uso imediato cujas concentrações também são limitadas.

O mecanismo metabólico das células que realizam muitos trabalhos fisiológicos permite a rápida reciclagem de ADP, transformando-o em ATP. Acelerar a velocidade do nado, então, é uma função apenas parcial de um grande tanque de combustível repleto de ATP.

Uma conclusão importante deste conhecimento é que, no final das contas, a ingestão de ATP para melhorar o desempenho é totalmente inútil, já que o organismo não tem condições de armazenar esta quantia adicional.

Os motivos para os suplementos com ATP não serem eficientes, é porque o ATP ingerido precisaria (1) ser absorvido pelo intestino, (2) permanecer inlaterado aos ataques dos ácidos e enzimas do estômago, (3) ser transportado para um local metabolicamente ativo via sistema vascular, (4) ser difundido no local metabolicamente ativo e (5) estar disponível em enorme quantidade. Alguns goles de ATP em um frasco plástico representam uma quantidade bastante insuficiente para um nadador antes da competição.

Nenhum comentário: