quarta-feira, 11 de março de 2009

56 ATITUDES PARA FORTALECER SUA CARREIRA ( 21 a 25)


RESPIRE FUNDO

Sabe aquela promoção que o chefe havia prometido? E aquela bolsa para o MBA? Não se surpreenda se planos desse tipo forem congelados. AS empresas estão cortando investimentos novos. "É preciso estar preparado para frustrações, porque elas vão ocorrer com frequencia", diz Patricia Molino, da KPMG. Encare possíveis adiantamentos como alg temporário e baixe as expectativas. Assim, diminuem as chances de você se desmotivar.




AGUENTE O TRANCO


A sobrecarga de trabalho é uma das principais reclamações de profissionais e uma fonte permanente de conflitos no trabalho. Neste ano com demissões e equipes enxutas, a coisa tende a piorar. Para dar conta de tudo, fique atento às prioridades. "Se tentar atender todas as demandas, voce não fará nenhuma bem feita", dis Jos´Augusto Minarelli, presidente da consultoria Lens & Minarelli Associados de São Paulo. Portanto, organize-se:


-liste tarefas e solicitações


- separe o importante do urgente


- comunique os envolvidos


- se um deles chiar - mesmo que seja o chefe - , mostre seus critérios de priorização e a importância disso para o bem desempenho do trabalho.







NÃO PISE NA BOLA



Cuide da sua reputação, pois você continuará com ela quando as coisas se normalizarem. Não seja oportunista em negociações, por exemplo. Não confunda disposição para superar a adversidade com uma carga excessiva de agressividade nos relacionamentos. Em outras palavras, não pise na bola.










DESCARTE A RÁDIO-PEÃO




Na crise, a fofoca aumenta. Esse é um sério risco à sua produtividade.Tome muito cuidado para não se enrolar com a boataria. Se o assunto for sobre a empresa, a melhor solução é esclarecer com o chefe. Como isso nem sempre é possível, observe o ambiente atentamentee tire suas próprias conclusões. Repercutir fofocas, nem pensar.Além de ser perda de tempo, faz mal à sua imagem. "Aos fofoqueiros não é confiada a liderança de grupos ou participações em projetos estratégicos" diz Patricia Molino, da KPMG.













PÉ NO ACELERADOR





Aumente o empenho com que realiza suas tarefas. A pressão por resultados é uma realidade no mundo corporativo, mas em momentos como este, com algumas equipes reduzidas, financiamentos mais demorados e regras mais rígidas - , para atingir o mesmo resultado às vezes é preciso de uma dose extra de sacrifício. Encare como uma fase e tenha claro aonde quer chegar (uma promoção, reconhecimento, aprendizado). Assim fica mais fácil aguentar as dificuldades.










Fonte; revista VOCE S.A - fevereiro/ 2009

Nenhum comentário: