quarta-feira, 4 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DO COTOVELO ELEVADO NOS NADOS PEITO E BORBOLETA


Nos nados de borboleta e peito, o nadador deve atingir uma posição de cotovelo elevado pelo movimento das mãos para fora e para baixo. Visto que os nadadores não podem rolar lateralmente seus corpos nesses estilos, suas mãos devem deslocar-se para fora de seus ombros, antes que possam orientar seus braços para trás contra a água.

Porque o cotovelo caído é tão prevalente entre os nadadores mais lentos? Muitos treinadores acreditam que o cotovelo caído é decorrente da falta de força. Duvido da validade desta observação. É mais provável que o cotovelo caído ocorra porque esses nadadores tentam empurrar seus braços para trás cedo demais nas suas braçadas submersas. Possivelmente eles deixam cair seus cotovelos durante a varredura para baixo dos nados crawl e de costas e durante a varredura para fora nos nados de borboleta e de peito.

Obs: já falei no blog sobre as varreduras para dentro, para fora, para cima e para baixo.

Os nadadores devem ser orientados a esperar até que essas fases das braçadas tenham-se completado antes de começar com a aplicação de força.

Os nadadores mais rápidos não deixam seus cotovelos caírem porque não tenatam aplicar força até que tenham atingido a posição de agarre. Eles aprenderam, seja por orientação, seja por intuição, a esperar qté que seus braços estejam bastante profundos, ou bastante abertos, para buscar uma orientação para trás em relação à água.

Quando eles tema apaciência de esperar para que isso ocorra, seus cotovelos ficam acima de suas mãos, de forma que conseguem a posição de cotovelo elevado.
Fonte; Nadando ainda mais rápido - Ernest Maglisho

Nenhum comentário: