quinta-feira, 26 de março de 2009

FISIOLOGIA DAS ATLETAS MASTERES - GORDURA CORPORAL


Parece não haver diferença na composição corporal entre homens e mulheres até alum momento entre 12 e 14 anos de idade. Por ocasião da puberdade, os ovários da mulher desenvolvem-se e tem início a secreção do hormônio estrogênio. O estrogênio aumenta o crescimento ósseo durante aproximadamente dois anos, e depois desse período a mairia das mulheres teá atingido sua altura máxima. Ao mesmo tempo, os homens começam a secretar testosterona e vivenciam uma aceleração do crescimento de magnitude consideravelmente maior, que continua até depois dos 20 anos.


O estrogênio também estimula o desenvolvimento das características sexuais secundárias da mulher. Os quadris começam a alargar, os seios desenvolvem-se e aumenta a quantidade de gordura corporal. Em decorrência dessas alterações, a mulher média, quando comparada ao homem médio, tem 13 cm menos de altura e é 14 a 18 kg mais leve. Seu peso corporal magro (ossos e tecido muscular) é inferior em cerca de 18 a 22 kg e tem mais 3 a 6 kg de gordura.


Aparentemente, um peso maior de gordura não impede o desempenho de uma nadadora, desde que sua porcentagem de gordura corporal não seja superior a um valor crítico de aproximadamente 20%. Talvez isso ocorra porque a gordura adicional faz com que o corpo flutue mais, de modo que qualquer aumento na resistência da água, que poderia ser causado pelo excesso de tecido, é contrabalançado pela melhor flutuabilidade - mas até certo nível (20%).


Nenhum comentário: