terça-feira, 17 de março de 2009

NADADORAS MASTERES


Dentre as muitas concepções equivocadas acerca das mulheres nos esportes, as mais predominantes tem sido (1) que as mulheres não podem treinar com a mesma intensidade que os homens, (2) que o treinamento é masculinizante e (3) que as atletas do sexo feminino atingem seu potencial de desempenho entre 12 e 15 anos de idade.

Esses mitos já foram, em grande parte, descartados durante os últimos 20 a 25 anos. Há algum tempo, foi verificado que as mulheres podem tolerar o treinamento puxado em grau de igualdade com os homens e que não perdem sua feminilidade no processo. Também foi demonstrado que podem melhorar seu desempenho na fase adulta.

Embora, em geral, os programas para mulheres devam ser idênticos aos para homens, existem algumas diversidades fisiológicas que precisam ser compreendidas para que possamos planejar e avaliar de forma mais inteligente o treinamento de mulheres.

Não importa qual o grau de semelhança que deve ter o treinamento das mulheres com relação aos homens - elas tem necessidades de treinamentos especiais. As mulheres devem lidar com a menstruação, elas também apresentam maior tendência para certas deficiências nutricionais que podem alterar seu desempenho e sua saúde. Duas destas são a osteoporose e a anemia. Uma terceira, a anorexia nervosa, resulta da ingestão inadequada de calorias.

Mais adiante, colocarei maiores detalhes entre as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres.

Até mais.

Fonte; Nadando ainda mais rápido - Ernest Maglisho

Nenhum comentário: