quarta-feira, 25 de março de 2009

A PRIMEIRA NOTÍCIA SOBRE NATAÇÃO NA REVISTA VEJA...


Por acaso, você tem noção de quando foi a primeira notícia da natação brasileira na revista VEJA - uma das mais importantes do Brasil?

Foi na edição numero 3, do dia 25 de setembro de 1968 e está escrito o seguinte (em reprodução).


OS OLÍMPICOS

Brasil pode vir do México com três medalhas de ouro.


(...) Natação: O destaque é Fiollo (dezoito anos), que já está no México, onde terá 33 dias para aclimatar-se. Êle acredita que possa até bater o recorde mundial (1'6''4 do soviético Pankim). Está fazendo 1'7'' e já fez em treinos menos tempo que o seu recorde, atualmente, a segunda marca do mundo, que é 1'6''4. Deve estar entre os 3 primeiros, se não for o primeiro.


Para ter acesso ao conteúdo dos 40 anos da revista VEJA, clique aqui.


Mais sobre José Sylvio Fiollo


No clube da Estrela Solitária foi José Sylvio Fiollo o mais brilhante nadador de todos os tempos. Curiosamente, este atleta estreou-se jogando Pólo Aquático em Agosto de 1967. Porém, ao findar a carreira dez anos depois, Fiollo havia obtido campeonatos em várias categorias, 29 primeiros lugares e diversos recordes.

Logo em 1967 Fiollo conquistou as medalhas de ouro dos 100 metros peito e 200 metros peito no campeonato pan-americano de Winnipeg e em 1968 estabeleceu o recorde mundial de natação dos 100 metros peito com o tempo de 1’06"4, menos três décimos de segundo do que o recorde pertencente ao soviético Vladimir Kosinsky.

retirado do blog Estrela Solitária

Nenhum comentário: