segunda-feira, 2 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DO COTOVELO ELEVADO NO NADO CRAWL

Fonte: Nadando ainda mais rápido - Ernest Maglisho
Doc. Coulsimann foi o primeiro a mostra-nos a impportância da posição do cotovelo elevado em seu livro The Science os Swimming (1968). Naquela época se acredita que os nadadores utilizavam o cotovelo elevado para colocar seus braços numa posição de empurrar a água para trás. Agora sabemos que um cotovelo elevado permite que os braços e as mãos desloquem água para trás com maior eficiência, enquanto os nadadores "remam" com essas partes nas direções lateral e vertical. A posição do cotovelo elevado é importante para o nado veloz, porque até que o braço esteja voltado para trás, o nadador não poderá deslocar a água com eficácia.

Talvez o erro mais comum na natação consista em começar a fase propulsiva da braçada antes que tenha sido assegurada uma posição de cotovelo elevado. Se o cotovelo não está acima do braço ao ser feito o agarre, a água será empurrada para baixo e não para trás.

Com o cotovelo para baixo, a parte inferior do antebraço do nadador está numa orientação praticamente perpendicular à direção de seu deslocamento., fazendo com que empurre água para baixo e não para trás. Equivocamdamente, esse nadador acredita que está empurrando água para trás porque seu pulso está flexionado e sua mão está voltada para trás.


Até mais.

2 comentários:

A. Ilha disse...

Professor, oi, voltei! Mais uma vez agradeço a partilha de conhecimentos. Entretanto, desta vez, como uma "iniciante inicial", não consegui entender muito bem o que quer dizer o cotovelo elevado... Que pena!

Mesmo assim, agradeço mesmo! Seu blogue está nos meus preferidos, agora.

Dota disse...

O cotovelo elevado quer dizer por ele mais ao auto para facilitar o nadador a "remar" melhor e mais rápido !! abraço