quarta-feira, 11 de março de 2009

ENSINANDO OS NADADORES A USAREM AS VARREDURAS


Nadadores experientes podem apresentar sérias dificuldades em utilizar suas mãos como fólios, principalmente se tiverem sido ensinados a utilizá-las como remos, no início de suas carreiras. Os nadadores em início de carreira devem ser ensinados a utilizar suas mãos como fólios, antes que formem maus hábitos. Para tal finalidade, exercícios de palmateio podem ajudar os dois grupos e podem ser encontrados em livros de nado sincronizado.

Exsitem três tipos de palmateio que são particularmente efetivos e devem ser feitos com bóias de tração ou tubos enrolados nos tornozelos. Os nadadores aprenderão os palmateios com mais velocidade se não puderem utilizar as pernas.

Palmateio de Fase Inicial

Numa posição de pronação, com os braços estendidos acima da cabeça, o nadador movimenta as mãos em hélice simultaneamente para fora e para dentro, tentando impelir seu corpo para a frente, enquanto pratica esses movimentos. Ele não deve qualquer dificuldade com esse exercício, dependendo de pouquíssima prática para sua execução. Deve ser enfatizada uma ligeira extensão dso braços em seu trajeto para fora e uma pequena flexão no trajeto para dentro. O movimento é praticado num padrão contínuo em figura de oito, com os braços para fora e para trás, até um aposição de agarre e, em seguida para denro e para a frente para dar início a outro ciclo.

As palmas das mãos do nadador ficam voltadas para baixo quando começa o movimento de palmateio para fora. Elas fazem rotação para fora durante o palmateio para fora e, em seguida para dentro durante o palmateio para dentro. As pontas dos dedos são os bordos de ataque das mãos durante o palmateio para dentro. Alerte os nadadores para que não pressionem demais para trás durante esses movimentos. Eles assim procederão se a natureza contínua da figura de oito do palmateio não for enfatizada. A finalidade deste exercício consiste em ensinar os nadadores a fazer o agarre adequadamente, antes de começada a fase de varredura para dentro. Uma variação do exercício pode ser o palmateio para dentro com as mãos até que elas se cruzem ao nível dos pulsos.

nota do blog: cuidado para a braçada não se tornar uma braçada de peito, com uma flexão acentuada dos cotovelos na fase para dentro da braçada.

Exercício de palmateio de fase intermediária.

A finalidade deste exercício consiste em ensinar os nadadores a fazer a varredura para dentro nos nados crawl, borboleta e peito.

Também aqui, a nadadora está com a face voltada para baixo. Dessa vez, seus braços estão abaixo de seus ombros, com seus cotovelos voltados para fora, para os lados. Suas mãos movem-se para dentro e para fora diretamente sob seus ombros. Ela estende seus braços durante a varredura para fora e os flexiona durante a varredura para dentro. Suas palmas fazem rotação para fora durante a varredura para fora e para dentro durante a varredura para dentro. Seus braços unum-se ou chegam a atrvessar-se por baixo de seu peito durante o palmateio para dentro. Eles não devem ficar completamente estendidos durante o palmateio para fora. Os lados do dedo mínimo das mãos são os bordos de ataque durante o palmateio para fora e os do polegar são os bordos de ataque durante o palmateio para dentro. O palmateio para dentro é parte que se relaciona com a natação competiviva e, assim, os atletas devem enfatizar a propulsão a partir do palmateio para dentro, adicionando algum movimento para trás a esse palmateio. O palmateio para fora deve incluir algum movimento para a frente, para que as mãos retornem a uma posição para o próximo palmateio para dentro.

Exercício de palmateio para a fase de finalização

Esse exercício é excelente para ensinar a varredura para cima aos nadadores. A partir de uma posição de pronação, os braços do nadador estão para trás, sob sua cintura, e flexionados ao nível dos cotovelos. Seus pulsos estão alinhados com seus antebraços de modo que ambos estão voltados para dentro. Dessa posição ele move suas mãos para fora e para trás e, em seguida para dentro e para a frente em movimentos alternados. Seus braços estendem-se ligeiramente durante o palmateio para fora e flexionam-se ligeiramente durante o palmateio para dentro. Entretanto, eles não devem ser estendidos completamente, ou não ficarão adequadamente orientados. Suas palmas das mãos fazem rotação para fora durante o palmateio para fora e fazem para dentro durante o palmateio para dentro. Os lados do dedo mínimo das mãos do nadador são os bordos de ataque durante o palmateio para fora e os do polegar são os bordos de ataque durante o palmateio para dentro. Os nadadores devem enfatizar o movimento de palmateio para fora porque é semelhante às varreduras propulsivas para cima dos nados crawl e borboleta.

O professor verificará que se pode ensinar aos nadadores as braçadas dos estilos de competição com bastante rapidez, desde que eles tenham dominado estes exercícios.


Fonte: Nadando ainda mais rápido - Ernest Maglisho

Nenhum comentário: