quarta-feira, 29 de outubro de 2008

LITERATURA SOBRE ESPORTES PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS FÍSICAS


O Prof. Maico Cléber me mandou esta lista de livros, artigos e dissertações sobre o esporte para portadores de deficiências físicas. Para quem está procurando mais informações à respeito, é uma ótima fonte de pesquisa.


Abraços e boa leitura.


ALMEIDA, J. J. G. de. (1995) Estratégias para a aprendizagem esportiva: uma abordagem pedagógica da atividade motora para cegos e deficientes visuais. Tese (doutorado em educação física) – Faculdade de educação física, universidade estadual de campinas.

ARAÚJO, P. F. (1998) Desporto adaptado no Brasil: Origem, institucionalização e atualidade. Brasília: Ministério da educação e do desporto/

INDESP.CAMARGO, W. X. de. (1999) O universo desportivo de cegos e deficientes visuais: Uma interpretação. Dissertação (Mestrado em educação física) – Faculdade de educação física, universidade estadual de campinas.

CASTRO, E.M. (2005) Atividade física adaptada. 1. Ed. Ribeirão Preto: Tecmedd.

CATTEU,R., GAROFF, G. (1990) O ensino da natação. 3. Ed. Manole.

CIDADE, R. E. A.; FREITAS, P.S. (2002) Introdução à educação física e ao desporto para pessoas Portadoras de Deficiência. Curitiba: Ed. UFPR.

Deportes para minusvalidos físicos, psíquicos e sensoriales. Comité olímpico español. Espanha, 1992.

JUNIOR, M.O.S. (1995) Adaptação em provas de coordenação, equilíbrio e orientação espacial como proposta de avaliação motora a pessoa portadora de deficiência visual. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

LUZ, L.M.R. (2003) A natação, o cego e o deficiente visual: a inclusão e suas implicações no desporto de rendimento. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

MATTOS, E. (1998) Classificação, você sabe o que é isso? Brasil Paraolímpico. Rio de Janeiro. Ano1, nº 3, p. 19, Julho/Agosto.

MELLO, M.T. de. (2002) Paraolimpíadas Sydney 2000: Avaliação e prescrição do treinamento dos atletas brasileiros. São Paulo: Atheneu.

MAZARINI, C. (2006) A criança portadora de deficiência visual e a alegria de aprender a nadar. 1. Ed. São Paulo: Editora Santos.

Natação para pessoas portadoras de deficiência visual, manual do instrutor. CETEFE. SD. 1 Vídeo, son., color.Reglamento de natación.

IBSA. 2005-2009.Swimming rules.

IPC Swimming. 2005-2008

TOLMATCHEV, R. (1998) A classificação desportiva dos cegos e deficientes visuais: Possibilidades e limites. Brasil Paraolímpico. Rio de Janeiro. Ano1, no 5, p. 19, novembro.

WINNICK, J.P.(2004) Educação física e esportes adaptados. Barueri: Manole.

Nenhum comentário: