sexta-feira, 24 de outubro de 2008

TEORIA DO VÓRTICE (REDEMOINHO) DA PROPULSÃO NA NATAÇÃO

Cecil Colwin propôs uma teoria da propulsão na natação que se baseia na formação de vótices (redemoinhos). Obviamente, ficou conhecida como teoria do redemoinho da propulsão na natação.


Embora quase todos os pesquisadores tenhas estudado a propulsão na natação sob o ponto de vista dos movimentos de nados dos atletas, Colwin estudou a propulsão sob o aspecto do movimento da água e seus efeitos na propulsão.


Ele propôs que os nadadores eficientes utilizam dois tipos de propulsão na natação (1) laminar (de fólio) e (2) dos anéis concorrentes. Em geral, ele acredita que a propulsão de fólio ocorre na primeira metade da parte submersa da braçada e que os mecanismos dos anéis concorrentes é utilizada mais frequentemente para a produção da propulsão na segunda metade.




PROPULSÃO LAMINAR (DE FÓLIO)


Observando o desenho abaixo, podemos ver como o mecanismo funciona. Segundo Colwin, A pressão mais baixa da parte superior do fólio faz com que a água que passa por baixo do fólio se "enrole" para cima e para trás, formando um redemoinho inicial (linha azul). Depois deste momento, a água que sai do redemoinho inicial, se mistura com a água que está passando por cima do fólio e inverte o lado do redemoinho, passando ao sentido horário (oval preto), formando o redemoinho recorrente.


O redemoinho recorrente está se movendo no mesmo sentido que a água que passará por cima do fólio, porém no sentido oposto à que passará por baixo. Isto faz com que aumente a velocidade da água por cima (diminuindo ainda mais a pressão) e diminua a velocidade da água por baixo do fólio (aumentando mais a pressão). Este processo faz com que a diferença de pressão entre a parte de cima e a de baixo do fólio aumente aina mais, aumentando também a força de sustentação. Esta nova força de sustentação combina-se com a de arrasto e a força resultante faz com que o atleta se desloque para a frente.


Sei que é um pouco confuso, mas olhando o desenho e seguindo a explicação, pode-se ver claramente o mecanismo em funcionamento. É sensacional, não?


Na próxima psotagem sobre o assunto, escreverei o complemento desta teoria, que é a propulsão por anéis concorrentes.


Até mais.


Fonte: Nadando ainda mais rápido - Ernest Maglisho, 1999

Nenhum comentário: