quinta-feira, 16 de outubro de 2008

TEORIA DA FORÇA DE SUSTENTAÇÃO DA PROPULSÃO.

Embora suas teoria tenham sido amplamenta aceitas em todo o mundo, Coulsilman ainda não estava satisfeito com suas teorias a respeito da propulsão na natação, então em 1971, juntamente com Ronald Brown (Brown & Coulsilman, 1971) publicaram um estudo que foi um divisor de águas nos estudos sobrea propulsão na natação.

Eles filmaram nadadores com lâmpadas acopladas nas mãos enquanto nadavam na piscina apagada. O resultado foi que o caminho que ficou revelado no filme foi o padrão em relação à água e não aos corpos dos nadadores como era feito até então.

Ficou demonstrado então que a maioria dos movimentos feitos pelos nadadores eram executados nas direções lateral e vertical e não para trás. Aparentemente, os nadadores estavam impelindo seus corpos para a frente, remando para dentro e para fora, e para baixo e para cima, e não impulsionando seus braços diretamente para trás ou em movimentos sinuosos para trás sob seus corpos.

Desde a descoberta de Brown e Coulsilman, vários pesquisadores forneceram evidências que consubstanciam que os nadadores se movimentam por palmateios.

Abaixo uma figura que ilustra o padrão de braçada em relação à água do nado de crawl. Pode-se notar que a quantidade de deslocamento da mão para trás é bem menor do que a quantidade de deslocamento vertical.

Esta nova teoria não dá sustentação à teoria do movimento sinuoso para trás, porém, a explicação de achar água parada tem seus méritos. Provavelmente os nadadores, de fato, mudam de direção periodicamente a fim de "achar" águas mais tranquilas para impulsionar para trás, embora não projetem para trás seus braços com grande intensidade.

Se isto parece confuso, aguarde as próximas postagens. A naturea da propulsão na natação se tornará mais clara.

Fonte: Nadando ainda mais rápido - Ernest Maglisho - Manole 1999


Até mais.

Nenhum comentário: