quarta-feira, 22 de outubro de 2008

TEOREMA DE BERNOULLI

Brown & Coulsilman (1971) propuseram que os movimentos de palmateios dos nadadores eram propulsivos porque geravam uma força de sustentação. Daniel Bernoulli foi um cientista suíço que identificou, pela primeira vez, , a relação inversa entre a velocidade do fluxo de um fluido e a pressão. Em outras palavras, a pressão é mais baixa quando a velocidade de um fluido é rápida e é mais elevada quando a velocidade do fluido é baixa. O teorema de Bernoulli foi utilizado para explicar como era produzida a força de sustentação.

Podemos entender melhor o teorema de Bernoulli se tomarmos como exemplo o funcionamento das asas de um avião. A figura abaixo ilustra este funcionamento.



Quando um aeroplano se desloca para a frente, o movimento da corrente de ar imediatamente à frente das asas é para trás, aplicando uma força de arrasto oposta em direção a que o aeroplano está se deslocando. As asas devem dividir a corrente de ar para passar através delas, porém o desenho da asa, reto na parte de baixo e curvo na parte de cima, faz com que o ar que passará por cima tenha que acelerar para encontrar ao mesmo tempo o ar que está passando pela parte de baixo. Esta aceleração faz com que a pressão na parte superior da asa diminua em relação à parte inferior. Visto que os corpos tendem a deslocar-se de áreas de pressão mais altas para mais baixas, essa diferença de pressão empurra o aeroplano para cima e o mantém no espaço. A força dirigida para cima, exercida por essa diferença de pressão é chamada de força de sustentação e, como o leitor pode ver, ela é sempre exercida perpendicularmente à direção da força de arrasto.
Coulsilmann & Brown sugeriram que a mão humana tinha a forma de uma asa e podia ser utilizada para a produção da força de sustentação de modo similar à força produzida pelos aerofólios.
A figura abaixo mostra a propulsão da natação segundo o teorema de Bernoulli com a vista inferior de um nadador de borboleta quando suas mãos deslocam-se para baixo e para dentro por baixo do seu corpo. Esse movimento cria uma força de arrasto na direção oposta - para fora e para a frente. A força está indicada pelo vetor.
Considerando que as mãos estão se deslocando para dentro, a direção relativa do fluxo d´água será para fora sobre as mãos, desde os polegares até os dedos mínimos.
Segundo o teorema de Bernoulli, a água que flui sobre as superfícies superiores (maiores) das mãos do nadador (ilustrada pelas pequenas setas acima da mão esquerda do nadador) será acelerada de modo que alcançará os lados dos dedos mínimos ao mesmo tempo que a água que flui por baixo das mãos (mostrada pela grande seta desenhada abaixo da mão esquerda). Consequentemente, a pressão é mais baixa acima das mãos, onde está se deslocando com maior rapídez, em comparação com a pressão abaixo, em que o fluxo é mais lento. Acredita-se que a diferença de pressão entre os lados palmar e volar das mãos produz uma força de sustentação que atua na direção mostrada pelo vetor vertical. Acredita-se também que a força de sustentação e de arrasto combinam-se para produzir uma força resultante que acelera para a frente o corpo do nadador.
Essa teoria por sustentação da propulsão adquiriu ampla aceitação durante as duas últimas décadas, porque proporciona uma linha de raciocínio científica para os movimentos de palmateio que os nadadores obviamente usam para sua propulsão. Contudo, mais à frente, verão que a terceira lei dos movimentos de Newton pode ter um papel ainda maior, embora não do modo descrito com relação às teorias de arrasto da propulsão.
Até mais.

Fonte; Nadando ainda mais rápido - Ernest Maglisho - 1999

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice post...Thank you for sharing some good things!!