sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ARRASTO DE FORMA

Este tipo de arrasto é um produto das formas que o corpo do nadador assume ao se deslocar por meio da água.
A redução do arrasto de forma depende da permanência do corpo na posição mais horizontal possível em relação ao nível da água, sem que ocorra uma diminuição na força propulsiva.
Os nadadores devem estabelecer um meio-termo para que dêem pernadas suficientemente profundas para a propulsão mas não tão profundas a ponto de aumentar a área ocupada por seu corpo na água.
Nos nados de peito e borboleta é importante que para respirar, o nadador não faça movimentos verticais excessivos.
Na figura 1 vemos bons e maus alinhamentos do corpo para os 4 estilos de nado.



O arrasto também é aumentado quando os nadadores dão pernadas demasiadamente profundas (peito e borboleta) ou como se estivessem pedalando (crawl e costas), como ilustrado na figura abaixo:



Movimentos laterais excessivos do corpo (movimentos serepenteantes) são outro fator de aumento de arrasto, pois empurrarão a água para frente e para os lados, movimentando mais moléculas de água e rompendo mais lâminas de água.
Estes movimentos serpenteantes, que podem surgir nos nados crawl e costas podem ser desfeitos com a introdução do rolamento.
Movimentos serpenteantes podem ser vistos na figura abaixo, onde os nadadores do lado esquerdo apresentam uma boa posição de nado tanto para o crawl (visto de cima - esquerdo superior) quanto para o costas (visto de baixo - esquerdo inferior), o que não acontece para os nadadores do lado direito para os mesmos estilos.


Até mais.

Nenhum comentário: