quinta-feira, 25 de setembro de 2008

RASPAR O CORPO DIMINUI O ATRITO OU É SÓ PSICOLÓGICO?


Durante muito tempo, (e olha que sou do tempo que o máximo que se poderia fazer para nadar melhor no dia da competição era raspar os pelos do corpo!) fiquei em dúvida se realmente funcionava ou se era somente psicológico. Que a sensação de nadar raspado é muito boa, quem fez já sabe, mas será que realmente funciona?

Sharp e Costill(1989) mostraram através de vários estudos que a raspagem do corpo realmente funciona na diminuição do arrasto friccional.

Através de testes com nados submáximos, encontraram uma diminuição nos valores médios de lactato e um aumento no comprimento médio das braçadas, em um grupo controle comparando antes e depois da raspagem. Os mesmos resultados não foram encontrados no mesmo grupo quando fizeram o teste com natação estacionária, o que indicou que a melhora realmente veio da diminuição do arrasto friccional.

Em outro teste, utilizando um velocímetro, Sharp e Costill (1989) verificaram que nadadores raspados tem uma diminuição da aceleração mais demorada, depois de um impulso submerso da borda, indicando que podem haver razões fisiológicas para a raspagem do corpo.

Até mais.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu já ouvi dizer que a raspagem é feita mais para tirar uma camada de celulas mortas da pele do que para tirar os pelos, e que a camada nova de pele é mais sensível e ajuda no deslize. Isso é verdade?
Ou é uma coisa tão mínima que nem deve ser levada em consideração?

Prof. Rogerio Mixirica Nocentini disse...

Markinhos.
Uma coisa é sensibilidade, outra é diminuição do arrasto. Na raspagem, as duas coisas acontecem, mas são coisas diferentes. Aumento de sensibilidade é algo individual e que não podemos mensurar, pois cada indivíduo reagirá de um jeito, pode ser que tenha a ver com a nova camada de pele que você mencionou, mas o estudo comprovou que há uma diminuição no arrasto e isto pode ser pela retirada dos pelos e até pela retirada desta camada "morta", isto o estudo não especifica. A nova camada de pele, se isto realmente acontece, pode ser mais lisa do que a anterior, mas não é só pele "morta" e pelo que a lâmina retira, também retira camadas de gordura (sujeira), poluição e outras coisas impregnadas na pele. Isto também pode ajudar na diminuição do arrasto e no aumento da sensibilidade.
Até mais.