terça-feira, 23 de setembro de 2008

ARRASTO DE ONDA

A segunda forma de arrasto é a causada pela turbulência na superfície da água. A forma mais comum de arrasto de onda é a criada pelas ondas de proa que fazem pressão contra os corpos dos nadadores e diminuem sua velocidade de progressão.
A velocidade na natação influencia diretamente este tipo de arrasto devido a parede de água que se forma à frente do nadador. Essas paredes exercem um efeito de contenção tão poderoso que o arrasto aumenta em 8 vezes quando se dobra a velocidade.
Se engana quem pensa que o arrasto de onda só se forma à frente do nadador, ele também se forma nas laterais do corpo tanto no plano vertical quanto no horizontal. Quando os nadadores arrastam os braços pela superfície, batem na água, entram com a mão de forma errada ou recuperam o braço em baixo da água, também aumentam o arrasto de onda.
Piscinas mais antigas ou com sistemas anti-marolas pouco eficientes pioram muito o arrasto de onda na medida que não eliminam as ondas decorrentes do deslocamento dos nadadores.
A figura abaixo mostra a formação de um arrasto de onda se formando à frente de um nadador de costas.

Até mais

Nenhum comentário: