O terceiro e último tipo de arrasto é o friccional. Ele surge da fricção entre a pele e a água à medida que o nadador se desloca para frente.
Quando começa o deslocamento, algumas moléculas de água acompanham o corpo, batendo em outras moléculas de água e rompendo camadas do fluxo laminar até uma certa distância da pele.
Em determinado ponto, surge um fluxo retrógrado, que é o movimento de moléculas de água no sentido contrário ao deslocamento do corpo fazendo com que algumas camadas do fluxo laminar fiquem invertidas gerando turbulência e o arrasto de fricção.
Os principais fatores que influenciam a quantidade de arrasto friccional exercidos nos objetos são: (1) a área da superfície do objeto, (2) a velocidade do objeto e (3) a textura de sua superfície.
Hoje em dia, com os novos trajes para a natação, temos o controle sobre 2 dos 3 aspectos: superfície, através da compressão dos tecidos do corpo do nadador e textura, com materiais com superfícies mais lisas. Antigamente, somente se poderia controlar a superfície da pele, através da raspagem.
Amanhã, colocarei uma imagem que ilustra o momento exato do rompimento da camada limítrofe e o início do arrasto friccional.
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